Depois de um janeiro com uma frequência razoável de posts, ficar mais de 10 dias sem posts me deixou com saudades enorme daqui e com uma agonia fora do normal! rs
Deu pra perceber pelo sumiço, que realmente estou me habituando ao tal planejamento né? O planejado pro blog não era todo esse ócio que ocorreu, mas como tudo na vida, errando é que se aprende! planejamento-mensal-calendário-editorial-blog

Então, pra que isso não aconteça mais, chegou a hora de finalmente fazer o nosso calendário editorial e fazer valer o planejado ali né, claro! Pra começar, separei algumas dicas que vão nôs livrar dos erros mais bobos.

  • Você é uma só!

Mesmo que sua atividade principal seja o blog, ainda assim você não é SÓ blogueira. O seu planejamento mensal e o calendário editorial do blog tem que ser um só, separados é claro, mas de forma que juntos não ultrapassem 24 hr diárias, entende? Se fizer tudo separado, você vai acabar se dividindo em duas e daí já sabemos que não dá certo né? 🙂

  • Todo post tem um processo de criação e divulgação

Não se esqueça que cada post vai ter seu processo de criação e depois de pronto, todo um trabalho de divulgação. As vezes eu esquecia dessa parte e só planejava a data que queria lançar o tal post. Funcionava? Claro que não, porque me enrolava toda com outros afazeres e acabava não “sintonizando” o que realmente tinha que fazer naquele momento.

Planejamento mensal

Sempre achei que planejar todo um mês fosse meio desnecessário, era mais fácil planejar a semana, algo mais “palpável”, mais fácil de imaginar acontecendo. Só que planejando somente por semana, o tempo de execução fica extremamente apertado e não temos margem pra realmente planejar, só fazer do jeito que der e pronto. Dividi todo meu planejamento em várias partes… No anual eu listei todas as metas e defini quais seriam o foco desse ano, no trimestral eu defini as tarefas dentro de cada trimestre.

Onde eu preciso entrar agora é na parte em que sigo a primeira dica ali em cima!
Trabalho com minha mãe na loja dela, fizemos uma escala mensal e aqueles horários já estão comprometidos no planejamento. Nesse tempo que está comprometido, não adianta eu ficar pensando nas outras tarefas que tenho que fazer, porque se não acabo não fazendo direito o que é a prioridade no momento. É a minha hora de ficar no modo “robô” e cumprir com os deveres que tenho naquele horário, com a minha mãe. Isso é algo que construímos no dia-a-dia, mas que temos que por em mente na hora de planejar o mês. Selecionamos as tarefas que tem prioridades pra aquele mês, sem querer sobrecarregar nenhuma semana, nenhum dia, se não não damos conta nem de um e nem de outro e todo o planejado vai por água abaixo.  planejamento-anual-metas

Calendário editorial

Com todo o planejamento mensal em mente, partimos pro blog. Dividir o que postar e quando postar vai depender de vários fatores: Quantos posts você quer publicar por semana, quantas categorias são abordadas no seu blog, qual o tempo que você tem livre pra dar conta dessa área da sua vida ou se tem alguma colaboradora no seu blog. Por aqui sou só eu por enquanto, cada categoria aqui no blog tem o conteúdo desenvolvido por mim, então nem adianta eu querer ter um post por categoria na semana, porque não daria tempo de produzir tudo sozinha.

Não sei se vocês notaram, mas a categoria blogs é a mais recheada aqui do blog e por muitas vezes tive sequencias dessa mesma categoria, algo que pretendo mudar com a chegada do calendário editorial. Fiz nessa ordem e deixo aqui o passo a passo pra vocês 🙂

  1. Imprima ou baixe o seu calendário

    Eu prefiro papel. Pelo menos nesse caso, porque daí está sempre a vista e em mãos aqui na minha mesa. Imprimi esse planner da foto acima lá no Não me mande flores. Caso você prefira tem o Calendário editorial pro Excel desenvolvido pela Lominha e pra quem tem blog no WordPress, tem o plugin Editorial Calendar, só instalar. 🙂

  2. Organize seu banco de ideias

    Tenha SEMPRE um caderninho ou anote no celular mesmo, mas sempre anote suas ideias, até as que parecem mais bobas. É delas que surge a maioria dos posts mais bacanas. Encaixe essas ideias nas suas respectivas categorias. ( Em breve vou trazer umas diquinhas sobre organização das categorias. Tem me ajudado muito!) Distribuindo por categorias, seu blog não fica “monotemático”, assim você consegue mostrar um pouquinho de tudo logo nas primeiras páginas.

  3. Defina quais dias da semana vai postar e caso prefira, qual categoria específica pra cada um desses dias

    Por aqui defini que nas segundas sempre vou ter algo relacionado a blogs. Ainda não defini os outros dias, mas provavelmente quarta, quinta, sábado. 🙂 Como estou organizando minhas categorias – e otimizando! – ainda não defini os dias certos pra cada uma e nem sei se farei exatamente isso.  Distribuindo por categorias, o blog não fica “monotemático”, assim você consegue mostrar um pouquinho de tudo logo nas primeiras páginas.

  4. Definidos os dias de posts, insira no seu calendário os dias de produção, de divulgação e interação

    Organize a produção dos seus posts de acordo com a ordem de publicação. Não adianta deixar post pronto pra liberar daqui a 2 semanas e ter que fazer o de amanhã e cima da hora. Isso vale pra toda a produção, se puder, tire um dia pra tirar as fotos e faça todas logo de uma vez, se for gravar, tire o dia pra gravar e depois você só edita. Assim você otimiza os processos porque já vai estar com a estrutura pra foto e filmagem em mãos. Pra divulgação, você pode fazer uma tabelinha – post com a tabela e dicas pra divulgação dos posts – , assim não esquece de postar em nenhuma das redes sociais e já sabe quando divulgar de novo, sem ficar chato. . 😉

Pronto, agora você já tem no seu calendário uma lista de posts pra produzir e todo um cronograma de produção e divulgação. Vocês vão ver como isso ajuda, até mesmo contra o bloqueio criativo.

Espero que gostem e que realmente ajude na sua #vidadeblogueira como tem ajudado na minha.

Beijo beijo e até ♥

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

12 Comments

  1. Como sempre, arrasando demais nos posts. Cara, é muito talento, na boa. Amo suas dicas e o capricho com que você escreve. Todo sucesso do mundo amiga! <3

  2. Adorei as dicas. Algumas delas eu já fazia, como por exemplo escolher categorias para postar nos dias, realmente fica bem melhor assim, o blog apresenta um pouco de tudo pros leitores.
    Com certeza vou baixar esse planner e fazer minha rotina com o blog ser mais organizada.
    Seu blog é lindo, parabéns! ♥

    • Oi Melissa 🙂 eu nunca me prendi as categorias, mas tenho visto que fazendo assim tudo ficar mais organizandinho e o conteúdo fica melhor distribuído. Ainda estou aprendendo e tenho pecado bastante, me distraio com tudo e é difícil manter o foco, mas to tentando! rsrs
      Baixa sim, é ótimo e tem ajuda MUITO.
      Obrigada pelo elogio, pela visita e pelo comentário. Sinta-se muito bem vinda e abraçada. Esse retorno é muito especial pra mim !
      Um super beijo e muito sucesso ♥

  3. Oi Tati,
    Eu uso o calendário editorial já faz um bom tempo e não consigo viver mais sem, todo final do mês eu já me programo sobre o que irei escrever. Também gosto de usar o papel mas para o calendário editorial eu prefiro o calendário do Outlook porque nele eu consigo usar tanto no computador quanto no celular, o que facilita muito. Já as categorias também faço essa divisão e ainda coloco na lateral do blog para os leitores ficarem por dentro dos assuntos.

    Ah tava com saudades dos seus posts 🙂

    Beijos da Thay

    • Thay, tu é exemplo de organização. Um dia chego no teu nível! rs
      Eu tenho tentado, hora consigo, hora me enrolo, mas daqui a pouco me acostumo, tenho certeza. Não vou desistir. hehe

      Você é uma fofa, adoro seus comentários e fico toda boba em saber que tem alguém que vem, volta e ainda comenta sempre. Obrigada, obrigada, obrigada ♥

  4. Nossa, fiquei um tempinho sem passar por aqui e adorei ver que a produção do blog está a toda!
    Eu PRECISO de planejamento para tudo na vida, se não, não funciono.
    Para mim, vale muito a tua dica de ter tudo num lugar só (vida pessoal e blog). Tô usando um planner para me ajudar na organização e tem funcionado muito! (o planner é esse aqui: http://somelhora.com.br/index.php/2016/01/08/scrap-planner-como-decoro-minha-agenda/)
    Também faço calendário editorial e de divulgação – e tenho conseguido cumprir direitinho (o que me deixa muita feliz!)
    Faço a divisão das categorias do blog para postar no dia certo de cada categoria, mas não sobrecarrego além das minhas capacidades (posto de 2 a 3 vezes por semana – mais não dá!)
    Ah! Tô precisando muito rever tags e categorias do blog! Vou esperar ansiosamente pelo teu post a respeito!
    Beijos e obrigada por compartilhar tudo isso!

    • Ainda estou tentando, mas siiim, tem rolado mais movimentação por aqui..rs
      Não se sobrecarregar é essencial! Eu to envolvida com um projeto novo. Então meu tempo além de escasso, ta muito mais instável. Eu vi seu planner, to doida pra comprar um, mas preciso segurar grana pra casar, então, vamos nos segurar e focar nas prioridades..rsrs
      Com relação as categorias, to organizando pro post ficar bem completo, então pode ser que demore um pouquinho, mas logo logo sai. 🙂

      Um super beijo Talita, to adorando ler e responder todos seus comentários ♥

  5. Ameei o post Tati, como sempre arrasando!
    Eu sempre tenho alguma coisa organizada por aqui mas colocar em prática é muito difícil.
    Parece que eu faço tudo, menos me organizar para deixar tudo programado.

    Vou tentar com esse calendário em papel, porque o app do wordpress não está funcionando muito rs.

    Beijooos! http://www.nosdivaas.com

    • Me dá a mão, eu tb estou assim! Tem hora que já está tudo anotado, tudo encaminhado, mas aparecem imprevisto – não sei se aí é assim, mas por aqui acontece o tempo todo! – e a gente acaba perdendo o foco. Mas aos poucos a gente vai se adaptando, pensando em formas diferentes de organização e vendo o que funciona ou não. ´Vamos meter a cara e dar um jeito nisso, porque precisamos. hehe

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