Antes do facebook, o elo entre os blogs e as redes sociais era quase nulo! Sinceramente nem me lembro muito bem como eram as coisas, faz tanto tempo…
A maioria dos blogs hoje em dia, depende completamente das redes sociais para trazer visitas ao blog, principalmente do facebook. O grande problema disso tudo é: As redes sociais mudam ou pior, “morrem”. (R.I.P orkut!)

Indo direto ao assunto, eis que venho trazer notícias não tão legais e outra muita boa! Qual vocês preferem primeiro?
(Seguindo a lógica de sempre deixar o pedaço mais gostoso para comer por último, vou começar com as más notícias!)

O que mudou (ou vai mudar!) no facebook, Instagram & Twitter que vai impactar nos números das fan pages e perfis!
O que mudou no facebook:

Não é de hoje que Tio Mark vem fazendo mudanças marotas no alcance orgânico (não pago) das fan pages, acho que todo mundo reparou! Só que a saga continua e muita gente tem sentido essa diminuição no alcance cada vez mais, tendo que algumas vezes impulsionar publicações para ter um bom retorno.
A mudança da vez, em partes é boa! Sabe aquele faxinão que rolou no Instagram a um tempo atrás? Rolou no facebook também! 
Perfis inativos e memorializados (falecidos) não serão mais contados nas curtidas da sua página! O que pode acarretar em uma caída na quantidade de likes da sua fan page. Pode acontecer também de surgirem alguns dislikes, mas não é regra, na maioria só diminuirão números de likes mesmo!
#Dica: Entenda porque não ser dependente do facebook para divulgar seu blog/site.  (link)

O que vai mudar no Instagram:

Mark Zuckerberg ataca novamente.
O facebook começou a vender anúncios e então o alcance orgânico despencou. Vai acontecer o mesmo com o Instagram! 🙁
O Instagram hoje em dia recebe mais posts de marcas (segue lá @lojatoamando e @tatiisouzap 🙂 ) que o próprio facebook, já que pra termos alcance no face tem que rolar uma coçadinha no bolso. Ainda esse ano, serão lançadas as peças de publicidade do instragam, e enquanto isso não chega, já vamos começar a sentir uma leve diminuição nas curtidas e na quantidade de amigos seus que vão ver seus posts ! Quando finalmente essa “maravilha” chegar, ai sim o alcance deve diminuir bastante.
No petiscos tem mais informações sobre essa novidade. E enquanto não chega a tragédia, vamos vendo uma prévia de como serão os posts pagos na rede social.

O que mudou no twitter:

Finalmente a boa notícia 🙂
O twitter e o google fizeram uma parceria, que tem tudo pra trazer grandes benefícios para quem o utiliza para trazer tráfego ao seu site ou blog.
A partir de agora os tuites voltarão a aparecer nas buscas do google. A rede social terá relevância novamente para o SEO do seu site, por isso, se você tem uma audiência boa e conteúdo legal no seu perfil, aproveite para divulgar – sem ser chato! – seus links por lá 🙂 E se você, assim como eu, praticamente esqueceu do twitter, volte rápido pra aproveitar essa novidade. Eu estou aproveitando pra dar um up no perfil, tava abandonadinho! rs

Notícias dadas, vamos ao que realmente interessa!

Não, você não vai abandonar o instagram, nem o facebook e viver só de twitter. O que temos que fazer é passar a trabalhar em cima do conteúdo do blog para que ele não dependa só das redes sociais para ter acessos e por em prática essas três dicas básicas:

1. Mantenha certos horários
Não precisa ficar desesperada pra estar sempre postando na mesma hora, algumas vezes pode ser que não saia como planejado. O ideal é ter sempre posts agendados para certa hora do dia, 10h por exemplo. E então seu leitor vai criar um hábito irracional de sempre estar fazendo uma visitinha pra ver novidades depois disso, demora, mas acontece! Não me lei, nem regra, mas funciona, tenta ai e me conta !!

2. Facilite a vida do seu leitor
O design do seu blog influência muito! Se estiver fácil para seu leitor encontrar tudo que precisa, se tiver opções de leituras legais dispostas por todo blog, se tiver links internos complementares durante a leitura, provavelmente o seu leitor vai passar mais tempo no seu blog 🙂

3. Entregue ao seu leitor exatamente o que ele precisa
É uma delícia ir escrevendo conforme der na telha, quando surge a vontade de falar sobre o assunto e isso não precisa mudar. Mas anote sempre ideias de posts dadas por quem te acompanha. Dê uma olhadinha no analytics e veja quais posts e assuntos rendem mais visitas, pode ser uma oportunidade de desenvolver melhor um assunto que você já falou. Você não vai passar a escrever SOMENTE sobre o que está bombando, mas pode encontrar maneiras diferentes de falar sobre o assunto e consequentemente conquistar mais ainda aquela pessoinha que já gosta do seu conteúdo.

Dadas as más notícias, uma boa notícia e três diquinhas legais pra não surtar, me despeço com carinho 🙂 rs

Por favorzinho, comentem o que acharam, deem dicas de assuntos que pode ser legal falar por aqui, me contem se testaram alguma das diquinhas acima e se já notaram diferença em relação a essas mudanças nos seus perfis e páginas. È importante saber se estão gostando e o que querem ver por aqui ! <3

Um super beijo e até .

Mais dicas para blogs:
Parcerias: Como conseguir!
Blogger ou wordpress? Qual plataforma escolher?
Mídia kit: Pra que serve, como fazer e quando enviar!
O que é link building e como fazer. 

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

22 Comments

  1. Adorei as dicas, Tati! Apesar de não ter curtido muito essas más notícias… Poxa, até o Instagram? 🙁
    Eu já tinha sentido essa diminuição no Facebook, e até já estudei as possibilidades de impulsionar postagens e tal…
    Obrigada pelas dicas, um beijão e até mais!!! :*

    • Até o Insta Carla 🙁 🙁
      Pelo o que pesquisei, se a gente quiser crescer com as redes sociais, temos que impulsionar sim, também estou estudando essa ideia, de separar um valor mensal pra isso, mas não pra agora, vou dar uma analisada em como vão ficar as coisas primeiro, pra não gastar atoa!

      Um super beijo Carla, amo seu blog, tenho visitado sempre <3

  2. Oi Tati!
    Como sempre tu arrasando cas coléga né!
    Essa do Twitter pra mim é nova, é de longe minha rede social preferida e a que mais movimento então pra mim não vai ser muito difícil continuar por lá… mas tenho uma dúvida que talvez você possa me ajudar… ai vai: é mais viável vincular o twitter com outras redes para publicar automaticamente com o link da outra rede ou publicar direto lá com o link do blog/canal?
    eu e meus milhões de dúvidas, ne!
    Na minha FanPage notei que alem de não ter diminuído nenhum like, de ontem pra hoje as minha publicações mais do que DOBRARAM em termo de alcance, tinha em media 80 a 100 em alcance e a publicação de anteontem cheguei a mais de 200 em alcance… vamos ver se vai continuar assim!
    Adorei o post, as dicas as informações e vamos tomar cuidado pra não sermos trolados pelo face e insta ne!

    • Dedéiaaa, minha comentarista número um aqui do blog <3 <3
      Adoro ter você e suas mil dúvidas aqui, no face e na viiida 🙂 rs
      Uma vez nas minha tantas pesquisas sobre o assunto eu vi que o legal é você criar conteúdo diversificado para cada rede sociail... tipo, o facebook é mais pra postar links e uma vez ou outra algo mais pessoal, de rotina, já o Insta o legal ser para isso mesmo, compartilhar a vida.. Maaas, sabemos que não é simples assim e pra a gente que não tem tempo de ficar nas redes sociais o tempo todo, acho que vale vincular sim... mas tentando fazer essa seleção as vezes 🙂 rs

      Com relação ao alcance, como eu to sem note ainda 🙁 🙁 não reparei pois tenho postado bem menos do que o normal, agora espero tremendamente que continue crescendo o alcance então..rs

    • A tempos atrás eu era super viciada no twitter, não sei porque abandonei 🙁
      Agora irei viciar novamente, nem que seja por obrigação. rsrs

      Obrigada Elisa, por vir aqui visitar e por estar sempre lá na Indiretas ♥ ♥

  3. Olha, já sabia das primeiras notícias, mas essa novidade do twitter vai me fazer ressuscitar o meu tbm, vou tentar lembrar dele de agora em diante. Quem não tem cão, caça com gato não é mesmo?!

    • O meu twitter entrou em processo de ressurreição logo que inaugurei minha loja, mas até então, nada drástico. Depois dessanotícia tenho me policiado bastante para usar mais o twitter ! rs
      Engraçado que eu era viciada e não dava um passo sem tuitar, mas agora estou demorando pra me habituar 🙁
      Vamos por os gatos pra caça ! haha

      Se quiser, segue lá no twitter @lojatoamando e deixa o seu pra eu seguir também, assim vamos nos ajudando na ressurreição ! 😉

  4. Oi Tati
    A respeito do Facebook, venho sofrendo com esse baixo alcance desde que criei a página (demorei muito para criar). Uma saída que tenho utilizado é compartilhar o link na minha página pessoal, assim alcança um número maior de pessoas, pelo menos comigo está funcionando. Meu twitter está meio abandonadinho. Não é sempre que o utilizo. Geralmente, apenas compartilho o link do novo post ou posto alguma informação vez ou outra… Preciso voltar a usá-lo. Não sabia das mudanças do Insta e fiquei chateada, já que é a minha rede social com o maior número de seguidores e, consequentemente, de maior alcance.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    • Lary, tem mais ou menos um ano que começou a ficar pior esse alcance no face. Eu também sempre compartilho na minha página pessoal, mas nem sempre faço isso, pois gosto de manter minha timeline como algo mais pessoal mesmo. Se não acabo postando toda hora. rsrs
      Aproveita o máximo que puder no Insta, logo logo vai começar a apertar também e com relação ao twitter, se jogaaa. rsrs

      Beijo Lary ♥

    • Eu não senti muito na questão de likes, mas o alcance está me deixando maluca, cada dia fica mais difícil manter um alcance bom!
      Super beijo Kelly, obrigada pela visita ♥

  5. Oi Tati, tudo bom?
    Essa semana estávamos debatendo sobre isso em um grupo de blogueiras. A perda significativa de curtidas na fan page. Eu particularmente gostei dessa ”limpa” que o facebook vem fazendo. Se uma pessoa não interage não tem porque continuar na pagina, certo?
    Por enquanto não perdi nada, mas vamos esperar haha
    beijinhos

    http://www.pantufa-rosa.blogspot.com venha nos visitar.

    • Eu também gostei, até facilita a nossa vida na hora de saber pra quem direcionar nosso conteúdo! 🙂
      Eu não tive nenhuma perda significativa, acredito que tenha sido graças a nunca ter feito trocas . rs

      Um super beijo Bia, pode deixar que vou sim! Aliás já conheço o Pantufa ♥
      Já visitei várias vezes 🙂

  6. Muito bom o post assim como você tambem parei de mexer no twitter acho q desde 2013 que nao mexo faz tempo kk. Vou voltar e aproveitar fazer minhas divulgações do blog tambêm. Usar e abusar das redes sociais.

    http://www.eriikaleao.com.br

    • Usa e abusa Erika, mas não dependa só delas hein !! 🙂
      Todos voltando com tudo pro twitter em 3,2… rs

      Super beijo e obrigada pela visita 🙂

    • Muita gente ainda não sabia! Eles não estão divulgando muito, imagino por que…rs

      Que bom que gostou Aline ♥

  7. Puxa! Eu não sei nada de Twitter… Apenas divulgo os posts do blog automaticamente por lá. Parece que vou ter que conhecer e usar mais. Mas são tantas redes sociais! Eu não dou conta! Como vocês dão?

Write A Comment