Quando dizemos que somos blogueiras, estamos basicamente resumindo uma grande mistura de possíveis profissões. Afinal, exercemos uma quantidade absurda de funções por conta dele. Vamos de fotografa a redatora em segundos e temos de dar conta, por que não tem quem faça mais do nosso jeito que nós mesmas!
Claro que pode chegar ao momento em que chamar por ajuda vai ser necessário e mais importante, possível. Normalmente nessa ordem, depois de muito tempo de necessidade vem a possibilidade de recrutar alguém..rs

Enquanto esse glorioso momento não chega, vamos nos virando e arrumando formas de dar conta de tudo sozinha. Sem planejamento e organização, nossa vida de blogueira vai por água a baixo.
No post da semana passada terminamos os calendários editoriais dos nossos blogs. Hoje vim trazer as dicas pra produzir tudo isso sem fica louca! rs

Planejamento semanal planejamento-semanal-produtividade-blog

No post sobre o planejamento mensal eu falei, vou repetir aqui! Planeje sua vida e não só sua vida de blogueira. Você é uma só e planejar separado nos dá a impressão de que temos mais tempo livre do que realmente temos.

  • Escolha o teu planner semanal

    Tem quem prefira seguir usando a agenda do google, planilha ou app. Eu gosto mesmo é de papel! Baixei o planner semanal lá no Não me mande flores – irmãozinho do mensal! – e nele distribuo a produção do conteúdo e outros compromissos, como reuniões e idas ao banco… Deixo ele na minha mesa, bem embaixo do teclado e assim ele está sempre no meu campo de visão.

  • A hora do planejamento

    Queria conseguir fazer isso todo domingo, mas costumo estar na casa do meu noivo. Então toda segunda de manhã é a hora. Ainda não criei o hábito, mas vai chegar a hora que vai se tornar algo mecânico. Ter esse tempo já específico pra parar e só pensar nisso poupa tempo perdido no meio de outras tarefa, além do que, acabamos encontrando nosso “esquema” de organização com maior facilidade, já que será algo recorrente.

  • Defina as prioridades

    Essa sempre foi minha maior dificuldade! Então tenho tentado usar o método de ABC de priorização. Onde A, são tarefas que você TEM que fazer pra agora, essas você encaixa no seu planner da semana. B são tarefas que podem ser feitas depois,pra esse mês, mas sem urgência e C, tarefas que não dependem somente de você e que não tem exatamente um prazo, essas você deixa numa listinha, em uma gaveta, onde quando você tiver tempo ou alguém solicitar, você mexe.

  • Defina horários pra cada tarefa

    Aprendi que temos tarefas pra cumprir em prol das nossas listas de metas e temos tarefas cotidianas, como uma ida ao banco, uma reunião com cliente ou uma saída com o love. Conseguir estipular no planejamento semanal horas fixas pra cada coisa já te dá a tranquilidade de saber pra onde ir e o que fazer em cada tempo, sem deixar brecha pro ócio. Aliás, planeje o ócio também, precisamos deles vez ou outra! Quando surgirem imprevistos, vamos estar tão a par do decorrer da semana, que remanejar tudo vai ser bem mais fácil.

Depois que já anotamos esses compromissos com outras pessoas e colocamos as prioridades tipo A no planner, chegou a hora de separar um tempinho pro nosso “processo de criação”.

Processo de criação

Algumas tem umas 2 horas por dia, outras tem o dia todo dedicado somente ao blog, então fica difícil estipular algo generalizado. Quando estamos criando um post temos certas tarefas a cumprir pra que esse post seja escrito e posteriormente, visto.

Pesquisa, redação ou gravação, fotos, edição, divulgação e interação.

Cada um define uma ordem dentro dessas tarefas, eu costumo usar exatamente essa ordem. O que não podemos é esquecer de nenhuma dessas etapas, pra não embolarmos todo o planejado. Se possível separe uma hora do seu dia pra interagir com os comentários do blog, das redes sociais, visitar blogs amigos e bater um papo nos grupos de interação, assim além de descontrair um pouquinho, prestigiamos quem está sempre conosco.
A divulgação pode ser programada, seguindo essa listinha conseguimos divulgar bem cada post e sem chatear ninguém.

O planejamento semanal é um pouco mais detalhado porque é onde as coisas realmente começam a acontecer. Então planeje com calma e seja criterioso com suas prioridades. ♥

Esse seria o último post da série, mas restaram umas dicas de produtividade pra compartilhar, então vou voltando aqui pra compartilhar com vocês conforme for aprendendo mais. Espero que nesse tempinho, já tenha ajudado a alguém, assim como tenho me ajudado com toda essa busca da organização perfeita! rs

Se tiverem alguma dica pra passar, me digam também! Ainda estou aprendendo e uma dica nova sempre pode ser a salvação. 🙂

Beijo beijo e até

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

12 Comments

  1. Oi Tati, que bacana saber que você usa o planner do blog! Fiquei super feliz por aqui. 🙂 🙂 🙂

    Obrigada pelo carinho!

    • O de 2017 tb está maravilhoso!
      Obrigada você por disponibilizar essas lindezas. ♥

  2. Oii, estava pesquisando maneiras de me organizar com o blog e encontrei esse post. Adorei as dicas! Vou começar o quanto antes 🙂 obrigada mesmo.

    • Oi Ke. 🙂

      Espero que tenha ajudado. E por nada, confesso que essa lista de posts foi mais pra e ajudar, fiquei feliz de ver que realmente ajudei outras pessoas. ♥

  3. Oi Tati! Estou achando que vou aderir a esses planners de papel… Acho que vai me facilitar a vida. Desde que resolvi me dedicar mais ao canal, o blog ficou de lado. Não consigo manter as 2 coisas atualizadas ao mesmo tempo. Vamos ver se assim eu consigo.
    Beijinhos
    http://www.UmPinguinho.com.br

  4. Eu faço um pouco da pesquisa junto com interação… porque enquanto pesquiso em outros blogs, já aproveito para deixar comentários e indicações 😉
    Minha interação nas redes sociais acaba ficando para a noite – período em que estou mais cansada e não preciso de tanta atenção.
    As fotos e edição são meu fraco… acabo deixando sempre para o final de semana, para um dia com melhor iluminação e quando vejo já tá na hora de publicar! Preciso melhorar isso!
    Obrigada por compartilhar as dicas!

  5. Fia, gostei das dicas. Esse ano adotei o Bujo pra usar e tá dando certo, to anotando as coisas mais importantes do mês e logo passo pra usar pras tarefas da semana.Uso a mesma sequencia de tarefas pro blog so que as vezes só escrevo posts as vezes só interajo, é bem doido ahahah e demoro MUITO pra fazer alguns potst, vão de 2h pra o dia todo e nao sei se isso é normal :/

    • Obrigada Camila, tô numa fase de muito amor com o blog ♥

      Tem mais alguns posts nessa categoria, cê viu?

Write A Comment