Sempre recebo mensagens perguntando sobre como entrar em contato com empresas. Já falei sobre isso por alto no post sobre parcerias entre blogs e empresas e no post sobre mídia kit – aliás, leiam os dois, tem dicas que complementam esse post.- , mas nunca fiz um post específico sobre o assunto.

É um assunto delicado, visto que cada empresa é uma empresa e cada blog é um blog. Nesse post eu generalizei as dicas básicas e trouxe um exemplo de e-mail, pra facilitar as nossas vidas.

Primeiro contato: Vá com calma!

Você conheceu a empresa, já sabe tudo sobre ela, mas ainda não sabe como funciona a relação da empresa com bloggers. Entenda que nem toda empresa já tem uma estrutura pra isso, então vá com calma, pois infelizmente a maioria das empresas tem visto as blogueiras como pedintes, não seja mais uma.

Como não fazer:
Oi, sou fulaninha. AMO os produtos da marca. Vocês fazem parcerias com blogueiras? Adoraria receber umas amostras para testar e contar em meu blog, vejo a parceria como algo bom para ambas a partes e blá blá blá…

Como fazer:
Envie um e-mail padrão, se apresentando rapidamente e solicitando o contato de assessoria de imprensa/marketing da agência. Tipo:

Boa tarde. 🙂

Me chamo Tatiane, sou blogueira ou youtuber ou digital influencer, gostaria de ter mais informações sobre a *nome da empresa*. Como poderia fazer esse contato? Teria algum e-mail de assessoria de imprensa onde eu possa me cadastrar no mailing e saber das novidades da empresa?

Caso tenham interesse em conhecer meu trabalho, deixo em anexo o mídia kit.

Att,
Tati Souza
@tatisouzablog | www.tatisouza.com.br

P.S: Aproveitando a deixa, me sigam no insta @tatisouzablog, tenho estado muito ativa por lá e as fotos, modéstia parte, tem melhorado bastante. Aliás, vai ter post com diquinhas pro insta em breve! ♥

Trabalho de formiguinha

Você já enviou o e-mail, não enlouqueça, pense em quantos e-mails a empresa pode receber por dia. Agora é a hora de se fazer presente e também a hora de enxergar que realmente só vale a pena entrar em contato com empresas que você realmente goste muito.

Porque? Ta na hora de interagir.
Pra que a interação seja verdadeira, você tem que conhecer a empresa, conhecer os produtos, estar sempre por dentro das novidades. Curta as fotos, comente, se algo for muito muito legal, até compartilhe. Calma, você não vai fazer divulgação de graça, só compartilhe se for algo muito legal pra você e seu público, como um super lançamento ou algo do tipo.
As empresas gostam de ver clientes engajados, seja um, mas seja REAL. Não faça nada disso só pra comentar: LINDO ♥, MARAVILHOSO ♥, AMEI ♥. Comente de verdade, seja engajado, leia as descrições e legendas. Com o tempo, vão lembrar de você e vão notar que você realmente conhece a empresa.

Ainda não teve uma resposta.

Depois de uns dois meses, ainda não teve uma resposta? Tudo bem entrar em contato de novo.

Mas tem uns poréns! Pra fazer esse segundo contato, você te que te dado um check em cada item nessa lista:

Esse último é o mais importante! Nesse segundo contato, não adianta apresentarmos exatamente o que já mostramos antes. Até porque, não faz sentido. Então mesmo que a dica seja repetida, é a mais importante, se dedique! Estude, pesquise, sempre tem formas de melhorar e devemos estar sempre em evolução. Dito isso, fica uma ideia de segundo contato.

Boa tarde.

Me chamo Tatiane, sou blogueira e grande fã da marca. Enviei um e-mail a algum tempo atrás, em busca de algum endereço de e-mail e que eu pudesse me cadastrar pra saber ainda mais das novidades da empresa.
O blog teve um crescimento muito legal nesse tempo e pensei em apresentar novamente meu mídia kit, para caso tenham interesse.

Agradeço a atenção ♥

Com carinho,
Tati Souza.
@tatisouzablog | www.tatisouza.com.br

Prontinho, agora é só aguardar e ver no que dá! Não adianta também mandar mais 300 e-mails. Se daqui a um bom tempo, você ainda estiver interessada e tiver mais novidades legais sobre seu blog, tudo bem tentar novamente, mas dê pelo menos 5 meses pra um próximo contato.

Ainda tem mais uma chance!

Mas pera rapidinho, suas chances não acabaram!

Se tem um projeto bem legal, teve uma ideia super diferente ou uma comemoração especial pro seu blog, você pode tentar de novo. Mas faça direitinho! Desenvolva bem o projeto, apresente o público alvo, formas de divulgação, local ou formas de participação… Enfim, dê todos os detalhes do projeto para empresa, tudo bem organizado e em ponto de por em prática. E aguarde, pode ser algo que eles não tenham pensado e que seja realmente interessante pra empresa.

E agora, já se sente mais preparada pra começar a planejar o comercial do seu blog? Só mais uma dica!

Tenha em mente que você tem que estar totalmente segura de que é isso que você quer como seu trabalho. Se começou o blog agora, espere pelo menos 6 meses pra saber qual caminho está seguindo com ele e quem é você como blogueira, não adianta se precipitar e bagunçar ainda mais a imagem que nós temos perante as empresas – infelizmente não é das melhores -, então valorize não só o seu trabalho, como o de todas nós. 

Vamos crescer juntinhas ♥ dicas blog grátis

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

30 Comments

  1. Nossa, Tati! Que post MARA! Já li várias coisas por aí, mas nada tão objetivo e certeiro.
    Eu tava fazendo exatamente como o “não fazer” aí de cima… hehehe
    Vou dar mais um tempo para o blog crescer e depois coloco tuas dicas em prática!
    Obrigada por compartilhar!

  2. Amei o post, muito explicativo e claro, ajudou bastante na elaboração do meu modelo de e-mail para contatos, bjs e sucesso!

  3. Muito obrigada Tati!
    Faz um tempo que eu estou me preparando para dar esse passo tão importante. Eu tenho feito um trabalho legal lá no blog, e estou fazendo o meu melhor para construir um público que interaja, e que tenha interesse em ler e visitar meu blog haha <3 agora gostaria muito que alguma empresa visse o potencial que o meu trabalho tem! Gostaria muito de conhecer produtos que eu pudesse recomendar, coisas que me fizessem crescer e ajudar sabe?

    Obrigada por essa postagem! Pretendo ler e reler, até ter a oportunidade e a coragem para entrar em contato com alguma empresa 🙂 Beijos! Continue assim

    https://senhoritadeise.com/

  4. Eu realmente gostei do seu post. Pedirei licença pra compartilhar ele num grupo de instagram, afinal, ele é maravilhoso. Parabéééns!

  5. Que post maravilhoso Tati…..muito obrigado por compartilhar essas dicas! É muito legal principalmente pra quem esta começando!!

  6. Amei seu post. Já tenho o canal a 2 anos e nunca sei com quantos inscritos deveria entrar em contato com as empresas (tenho 10k). A única parceria que fiz foi com uma empresa que me procurou, acho que vou começar a mandar alguns e-mails.
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos

  7. Olá, adorei a dica de email, a gente as vezes fica um pouco perdida realmente, no meu caso, não busco parcerias com empresas por uma questão pessoal, mas sim com profissionais da saúde como pediatras, ginecologistas, odontopediatras e outros, os emails são sempre muito formais, sempre me respondem de volta para sim ou para não, e esse tempo de espera realmente mata ne? ahhaha

  8. Erica Oliveira Reply

    Eu sempre entro em contato pedindo para add meu nome no mailling da empresa, e depois de um tempo (dependendo da recepção) eu dou continuidade solicitando mais informações 🙂

  9. Adorei o post! só tenho uma dúvida, pedir para ser cadastrado no mailing quer dizer exatamente o que? é para receber informações sobre as novidades da marca ou pra receber produtos?

    obrigada desde já!

    beijos

  10. Oi Tati!! Tô começando a buscar parcerias, mas ainda acho que é muito cedo. Porém, vejo muitas blogueiras iniciantes conseguindo parcerias, mesmo que pequenas. Por esse motivo já estou buscando parceiros. Obg pelas dicas. Bjooos

  11. aff eu devia ter lido esse post antes de ter sofrido tanto com contatos por email! aprendi muito errando mesmo. hahaha
    mas ainda assim o post me passou dicas preciosas, obrigada <3

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