Planejar dá trabalho! Tem hora que a cabeça dá pane e nada sai do lugar, mas é um exercício que a gente vai aprimorando e facilitando com o tempo e esse é um dos motivos de trazer esse projetinho pra cá! Além de ser uma das metas principais, também é minha central de treinamento e tem super me ajudado nessa brincadeira de planejar.

Nos posts anteriores tudo estava lá, anotadinho e sonhado, mas sem essa perspectiva de como e quando iria acontecer e eis que chegou a parte de por a mão na massa, ou pelo menos ditar exatamente quando entregar os resultados. 😉

Planejamento trimestral metas-crescimento-blog

Contei que dividiria o planejamento em etapas: Anual, trimestral, mensal e semanal, e cada um está tendo seu papel, um completando o outro. Chegou a hora de pegar aquela lista de metas bonita que fizemos semana passada e dividir em tarefas. Dividindo tudo em partes fica beeem mais fácil de “visualizar” a meta sendo atingida e isso vai nos dar motivação e animo pra cada uma dessas tarefas rapidinho!

Você, assim como eu, provavelmente tem metas pra mais de uma área da vida, então lembre disso na hora de listar suas tarefas, se não vai acabar ficando em uma única parte e se enrolando. Pra esse trimestre, a produção de conteúdo pro blog e o planejamento da loja são minhas metas principais. Então listei assim:
P.S: a que já cumpri estão com do lado e as que estão em andamento

  • Perder a vergonha e divulgar na timeline 
  • Terminar o curso SEO para wordpress e ir aplicando tudo no blog
  • Otimizar todos os posts antigos
  • Postar no mínimo três vezes na semana
  • Terminar o plano de negócios da loja 
  • Fazer pesquisa de público no blog
  • Fazer Mídia kit pro blog
  • Corrigir os erros de quebra de links do blog
  • Organizar meu financeiro
  • Tirar mais fotos pro blog
  • Fazer o plano financeiro e de marketing da loja
  • Definir os fornecedores iniciais
  • Aumentar o nível de interação no blog e nas redes sociais (me ajudem nessa, é só conversar comigo por aqui ou nas redes sociais ♥)
  • Perder 6 kg

Como vocês podem ver são metas menores, que podem ganhar um “check” com mais rapidez. Assim conseguimos ver realmente as coisas saindo do papel e ficamos ainda mais incentivados a por a mão na massa.

Por ser o primeiro, esse mês eu não fiz um “balanço” comparando o início do trimestre com o resultado final, pois ainda não fechamos o trimestre, no final de março eu vou voltar aqui pra fazer isso com vocês, mas já adianto o que vou fazer!
P.S: Resolvi fazer esse balanço trimestral pois a visão do tempo vai ser maior e assim sei que vou conseguir redefinir melhor o que pode ser melhorado e o que passa a ser prioridade ou não nos próximos três meses.

Analisando resultados e redefinindo prioridades

Chegou a hora de analisar como fomos até tal momento. Batemos todas as metas? Desistimos de alguma? Realmente é necessário fazer tal coisa? Ta dando certo da forma que fizemos até agora? Vou responder cada uma dessas perguntas, pensando claro, no objetivo final, afinal só estamos fazendo tudo isso pra chegar até ele. Muitas vezes colocamos algumas coisas na lista que não são exatamente prioridades e elas nos atrapalham a chegar onde queremos, então vamos vivendo e aprendendo, melhorando a cada novo planejamento.

Pra facilitar é bom pegarmos os resultados numéricos. Eu uso o analytics pra fazer o acompanhamento de tudo lá no blog, e hoje, ele está assim: analytics-blog

Uma das metas é dar uma “estabilizada” nos acessos, pra isso tenho que me concentrar na meta de postar com mais frequência e divulgar mais. Ao fim do trimestre, ao invés de selecionar a visão mensal, vou abrir com o dia 01 de janeiro e ir até o dia 31 de março. Quanto será que terei crescido até lá ? ♥ Só de pensar nesse próximo balanço, já dá animo pra seguir trabalhando.

Coloque prazos pra algumas tarefas!

Já que estamos falando em trimestres, dá tempo de estipular prazos mais flexíveis, sem ter que correr pra dar conta deles. Algumas metas são válidas até o fechamento do semestre, em outras é melhor termos datas já definidas, pois se não acaba não acontecendo. Em abril quero : Comprar as peças pro lançamento da loja, fazer o ensaio fotográfico e lançar o instagram no dia 21. Em maio: Tenho que estar com o blog estabilizado e já com a loja pronta pra ser reinaugurada, no dia 21, no EBSA . E assim vai, algumas coisas merecem uma data especial. ♥

Com prazos definidos, conseguimos também organizar as prioridades melhor do que faríamos sem as datas, assim adiamos o que não for em prol daquela data até que tudo já esteja encaminhado.

Essas são as dicas que usei pra planejar o meu trimestre. Mas pra ele realmente acontecer, vamos ter de chegar ao planejamento mensal e isso acontece só na próxima semana, na qual eu espero encontrar com vocês de novo pra fazer tb nosso calendário editorial ♥

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

8 Comments

  1. Adorei o post! Quero fazer também este planejamento que nem você ta fazendo, mas ainda tô meio perdida, haha.. Preciso tirar um tempo só pra colocar isso tudo no papel, sabe como é né? Quero que o blog cresça também, e é uma das minhas maiores prioridades, então preciso me organizar com URGÊNCIA. E estou doida pra ver sua loja reinaugurada, quero conhecer <3
    Beijos
    http://www.ostonsdaliberdade.com

    • Josy ♥
      Adorei ver que você realmente voltou! *-*
      Tira um tempinho e faça isso mesmo, foi a melhor coisa que eu fiz. Imprime um planner legal pra poder passar tudo pro papel, tb me ajudou MUITO! Na próxima segunda, quero fazer o planejamento mensal e o calendário editorial. Assim o mês de fevereiro já fica todo bonitinho ♥ Quanto a loja, eu estou planejando ainda tb, são muitas pesquisas e muitas anotações pra fazer até que ela saia do jeitinho que eu quero. Já tive a experiência de fazer na correria e não quero cometer o mesmo erro de novo. Dessa vez vou fazer tudo conforme o planejado ! <3

      Espero que se organize logo, qualquer coisa, pode chamar aqui que a gente bate mais um papo pra inspirar . rs

  2. Tati do céu!!!
    Como você adivinhou que eu tava precisando desse post? Vou adaptar algumas coisas para o meu Bullet Journal porque simplesmente adorei 🙂 E pode ter certeza que vou está aqui todo segunda pra conferir os posts (eu já to aqui todo dia mesmo, então vai fácil) Ah e eu já fui conferir o primeiro post do se planejamento viu?

    Beijos da Thay :*

    • Thay ♥ fico felizona de ver você voltando aqui *-*
      To me empenhando nessa coisa de organização e aqui no blog já estou vendo resultados, to mega empolgada! Depois me conta mais sobre esse tal de boulet journal, já li um pouco sobre, no blog da Bruna quando ela me passou o link, mas não sei se entendi muito bem como funciona, porque parece que tenho que ser bem organizada pra conseguir deixar ele organizado..rs
      Venha mais, venha sempre. Adoro te ter aqui ♥

  3. Adorei o post, me deu vontade de abrir a agenda correndo pra organizar o que eu já tinha começado a fazer. Boa sorte com as metas e com a sua lojinha!

    • Então corre menina! rsrs
      Eu to numa luta interminável entre a eu bagunceira e a eu que precisa ser organizada! rs
      Obrigadaaa, boa sorte pra você também, na realização de qual seja o sonho ♥

  4. Tati, continuo lendo e adorando os posts. Meu blog ainda é bem bebê (não tem 6 meses completos), mas pretendo crescer e vou estudando para isso.
    Até dezembro, os números só cresciam – eu ficava cada vez mais empolgada. Agora, no começo desse ano (janeiro e fevereiro), os números caíram muito – eu fiquei um pouco triste (afinal, 2016 era para ser um ano fabuloso, né?).
    Eu não diminuí frequência de posts e nem divulgação. Espero que seja só uma fase e volte logo a ver a linha crescer no analytics…

    • Nossos blogs serão sempre bebês. rs
      Independente do tempo ou do tamanho deles, porque demandam cuidados e atenção diária, então… Janeiro e fevereiro são meses de férias, depende muito dos temas abordados nos blogs, mas normalmente o pessoal ta passeando. 🙂
      Daqui a pouco a linha do analytics volta a só subir ♥ Enquanto isso a gente vai pesquisando a testando tudo que pode colaborar pra isso !

Write A Comment