Assuntos da blogsfera tem tomado uma grande parte do meu tempo de leitura, aliás, não somente da blogsfera, mas tudo relacionado a marketing digital. Quando gosto, não tem jeito, vira leitura diária. Já que leio tanto sobre o assunto, decidi ir trazendo pra cá, tudo que vou aprendendo, seja lendo por ai ou em alguns cursos. Hoje vim falar sobre link building,  muito conhecida como troca de links – e dar idéias e dicas para vocês aproveitarem ao máximo essa técnica tão molezinha! link-building-seo

O que é link Building

É o trabalho de conseguir links que levem a seu blog, com objetivo de criar relevância nos sites de busca. Além disso, um dos principais fatores para o posicionamento de um site, são os links que ele recebe, por isso um bom link building é TÃO importante.

Ultimamente, alguns artigos, dizem que o google já não releva tanto os links como fazia antes, mas o que mudou, é que o google se aperfeiçoou em selecionar esse links, vendo se realmente são relevantes ou não.

Por que o link building é tão importante?

É como o google avalia seu blog como referência/autoridade. Na internet a relação entre sites se dá com links, ligando páginas a outras, sites a outros.
Quando uma página indica um link, ela diz que aquele link é confiável, como um voto. Diz que vale a pena a visita.

Quando vocês colocam o link de outro blog em seus blogs, o entendimento é que vocês estão recomendando aquele link como algo confiável e como autoridade nas palavras âncora as quais foram linkadas.

Diquinhas a mais: SEO para blogs: Os 6 componentes principais para otimizar seu blog.

Como o google avalia os links?

Para avaliar esses links e ver quem fica “na frente” muitos fatores são levados em conta, mas os principais são:

  • O contexto em que o link aparece;
    Não adianta por link de um artigo de moda em um post sobre tecnologia e games, pois foge do contexto. O esquema é focar na qualidade e não na quantidade.
  • O texto que aparece no link ( texto âncora );
    O texto âncora é o trecho do texto no qual inserimos nosso link. A escolha do texto âncora tem que ser pensada de acordo com o artigo que será linkado ali, de preferência, usando palavras chaves mais específicas para o assunto do link. Escolher bem as palavras chave ao linkar um post amigo é um dos maiores presentes que você pode dar a uma amiga blogueira. rs
  • Se o link é dofollow ou nofollow.
    Se (exemplo) a Camilla, do Garotas Estupidas, que é um dos maiores blogs de moda, linkar uma loja de roupas já é meio caminho andado para um bom posicionamento no google com a palavra chave em questão. Mas se este mesmo link tiver a tag rel=“nofollow” não fará a mínima diferença no algoritmo do Google, embora possa trazer a visita de pessoas que visualizavam aquela página, o que não deixa de ser importante.
    Para achar essa Tag, é só dar uma olhadinha no html do post e ver ao lado do link se está com a tag.

importancia-link-building Links de qualidade

Há diversas maneiras de conseguir links, mesmo parecendo ser a coisa mais fácil do mundo, não é pra sair por ai distribruindo links em todo e qualquer lugar que aceite fazer essa troca. Links de má qualidade, ruins e irrelevantes, podem fazer o caminho inverso e ao invés de ajudar, acabar banindo seu site do google. A qualidade é essencial e esse tem sido o foco do google ao avaliar os links, tudo precisa funcionar de forma “natural”, para todos os envolvidos, quem linka, quem é linkado e quem está lendo.

Conteúdo é TUDO

Não vai ser nem a primeira, nem a última vez que vocês vão ouvir falar isso, provavelmente a maioria já sabe. Conteúdo é a chave de tudo! A melhor maneira de ser linkado é com um bom conteúdo, ninguém jamais vai querer fazer propaganda de um artigo ruim.

Já falei sobre o que é e quais são os benefícios do link building, agora uma observação básica.

A blogosfera cresceu tremendamente de uns tempos pra cá e o foi descoberto seu potencial como negócio e um negócio bastante lucrativo! Com tantos blogs pipocando por ai, cresceu também a concorrência. O problema é que muitas pessoas tem levado isso da forma errada. Tem sim espaço pra todo mundo, é só se dedicar, então não existe essa coisa de ROUBAR leitor. Uma das formas mais naturais do link building é exatamente essa indicação de livre e espontânea vontade. Na camaradagem! Se você tem amigas blogueiras, conversem, se ajudem, ponham seus links no blogrool, cite artigos de outros blogs para complementar seu conteúdo.

Bom, por enquanto é isso, o assunto rende e provavelmente vou voltar a falar dele aqui.
Espero que esse post ajude. Me contem se gostam e se querem mais posts assim. 🙂

Beijo beijo , Tati. parceiros-dicas-blogs

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

5 Comments

  1. Já li esse post umas trezentas vezes pra ver se faço direitinho, burrice impera aqui!
    Tô aprendendo, um dia chego lá!
    Amei as dicas, você arrasa né!

    • Bobaaaa, nem é difícil ! É mais questão de mudar alguns hábitos enquanto vai escrevendo 🙂 E qualquer coisa, to aqui, sabe né <3

  2. Vivendo e aprendendo. Não sabia dessa técnica tão eficiente. Mesmo que “sem querer” tenho ajudado algumas blogueira então haha. Quando algum post me interessa a ponto de me inspirar a criar algo, eu salvo o link no documento word onde faço a minha postagem, para poder linkar depois. Gostei de saber que isso pode ajudar algumas pessoas.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    • Eu vou salvando tudo também Lary 🙂
      Penso que estou fazendo o que gostaria que fizessem comigo, entende ?

      AJUDA MUUUUITO ♥
      Por isso quero fazer isso funcionar lá no grupo! Uma pena é essa minha falta de tempo, mas vou dar um jeito nisso!
      Obrigada pela visita Lary ♥ ♥

  3. Oi tati, suas dicas são ótimas… várias são as técnicas e tal mais mesmo usando algumas temos muitas dificuldades de crescer. Mais seria bem mais fácil se ajudarmos uma as outras. Bjos

Write A Comment