Desde que os nossos amados blogs evoluíram de um simples diário virtual pra um negócio em potencial, um dos assuntos mais tratados na blogosfera é a comercialização desses espaços e como falar de comercialização sem falar de Mídia kit? Ter um mídia kit com as informações certas e um visual que valorize essas informações é um dos passos mais importantes para a profissionalização do seu blog e é sobre tudo isso que vamos falar aqui hoje.

O que é Mídia Kit?

A algum tempo atrás, poucas blogueiras tinham noção do que se tratava um mídia kit, hoje em dia, a maioria de vocês já ouviu falar, mas não custa nada repetir. Mídia kit é como se fosse um “currículo”, um documento onde você reúne informações importantes do seu blog, para enviar a possíveis anunciantes quando solicitado. Nele você precisa dizer porque anunciar no seu blog e pra quem, tudo depois disso é muito relativo.

Qual tamanho ideal pro mídia kit?

Não tem um tamanho CERTO, mas a média é de 3 à 8 páginas. Depende muito do layout escolhido e quais informações você vai inserir.

O que inserir no seu Mídia Kit ?

Muita gente acaba se perdendo nessa parte! O mídia kit precisa somente de informações que serão úteis para o possível anunciante.

Com a agência, acabo recebendo bastante esse tipo de conteúdo e vejo que muita gente erra a mão na hora de montar o mídia kit. Entendo, que é legal mostrar o máximo de coisas legais que tem no seu blog, mas como anunciante, normalmente queremos documentos mais objetivos, onde logo encontramos o que PRECISAMOS saber.

O que não pode faltar:

  • Logo do blog
  • Informações sobre o blog: Quando começou e quais as principais categoria
  • Informações sobre você: Uma breve descrição sobre quem faz o blog
  • Seu público em geral, quem são seus leitores e do que eles mais gostam
  • Métricas do último mês, tanto do analytics quanto das redes sociais.

Sobre o último item
Quando estamos começando é comum não ter rios de views, likes e seguidores. Em tempos de “troca de likes” e “SDV” – que eu sinceramente, DETESTO! Pois não faz sentido ter seguidores e likes fantasmas – muitas pessoas ficam agoniadas ao fazer uma comparação com outros blogs. Mas não se desespere! Seu blog vai caminhar de acordo com sua dedicação, se você está dando o máximo que pode, não tem porque se preocupar.

Qual a aparência do Mídia Kit?

Eu diria que o ideal é um visual bem minimalista, mas acho melhor dizer que quanto mais clean melhor, porque depende muito de como é a identidade visual do seu blog.

O mídia kit tem apenas uma função, apresentar e vender seu espaço, exatamente por isso que não fica legal enfeitar muito, afinal o foco é a informação contida ali. Isso não quer dizer que o design não é um ponto importante, ele é e muito. É bom investir tempo caso você mesmo vá fazer o seu, ou se você não se dá muito bem com programas de design como o photoshop, por exemplo, contrate alguém, tem muita gente entregando trabalhos bonitos e bem feitos por um preço bacana. 🙂

Se você não leva muito jeito para fazer essas coisas, tem gente que trabalha com isso e pode fazer pra você. A Jessica Dantas, do Fala Dantas cobra um preço super bacana pra fazer e ainda tem alguns bônus, a Andy do blog Dicas da Andy também faz esse tipo de serviço. ♥

Se está com a grana curta – #énoix  – e prefere uma solução gratuita, a Paloma Sernaiotto, do blog Sernaiotto fez um modelo de mídia kit no power point e dá pra vocês baixarem e editarem com os dados do seu blog, show, né? 🙂

Serviços, preços & benefícios

Você está vendendo seu peixe! Não esqueça de mostrar suas vantagens e seu diferencial. Você otimiza seus posts – assunto para os próximos posts – , ponto pra você ! Então diga isso. Você tem um bom engajamento nas redes sociais? Mais um ponto. Layout responsivo? Ponto de novo. E por ai vai, mostre no seu mídia kit por que vale a pena anunciar no SEU BLOG.

Você provavelmente já definiu quais as formas de propaganda que fará em seu blog, podem ser banners, publieditoriais ou até posts em suas redes sociais, não vamos entrar no quesito valores, porque não é uma situação que podemos generalizar, então é só explicar direitinho quanto custa cada espaço do seu blog. Você pode também montar pacotes, unindo dois ou mais espaços de uma só vez, assim você vende não só um, mas dois espaços e a empresa consegue um preço legal e um alcance melhor, as possibilidades são infinitas.

Cabe a você decidir se já inclui valores no seu mídia kit padrão ou não, eu indicaria ter uma página separada somente com valores e indicando novamente as formas de divulgações que podem ser trabalhadas, assim você primeiro envia seu mídia kit, conquista o interesse da empresa e quando solicitado, envia seus valores. Não esqueça de deixar claro que há espaço para negociações. 😉

Qual a hora pra enviar meu mídia kit?

Não tem exatamente hora certa, “tamanho” de blog certo, é bom você pelo menos se conhecer como blogueira. Se você elaborou o mídia kit até o final, não teve dúvidas em nenhuma das questões que precisa responder para redigir o mesmo, tem algumas leitoras fiéis e já tem em mente alguma empresa que pode ser beneficiada ao anunciar no seu blog! Então, essa é a hora 🙂
Como em todo meio profissional, networking é tudo! Fazer contatos com pessoas que já estão nesse meio é ótimo para aprender, criar novas amizades e sim, para fazer contatos profissionais também. Um bom networking conta pontos muito legais a seu favor.

Pra finalizar #jurojuradinho #tagarelei
É bom dizer mais uma vez que, todo sucesso irá vir proporcional ao seu esforço e dedicação. Então trabalhe duro, pesquise, estude sobre tudo que puder te ajudar com o blog e uma hora ou outra tudo vai se encaminhar!

Esse foi o segundo post sobre o tema por aqui, o primeiro foi esse, sobre link building – assunto que vai voltar por aqui ainda ! – espero que tenham gostado e que tenha ajudado vocês de alguma forma, se ficou alguma dúvida, faltou algo a ser dito, se vocês tem sugestões de temas que pode ajudar nos blogs de vocês, me contem. 🙂 <3

Beijo beijo, Tati.

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

18 Comments

  1. Simplesmente adorei as dicas. Ano passado, criei meu midia kit, mas não estava feliz com ele. Estou procurando bastante informações e dicas para deixá-lo mais limpo, mais profissional. Obrigada pelas super dicas.

    • Que bom que gostou Lary ! Pesquise mesmo, reúne o máximo de dicas legais pra montar o melhor mídia kit que conseguir, isso já vai fazer uma diferença enorme. Quando recebo um mídia kit, reparo muito no cuidado que a pessoa teve pra faze-lo e isso já conta muitos pontos ! 🙂 Obrigada pelo comentário, fico muito feliz em ter ajudado <3

  2. Adorei a explicação e as dicas! Comecei o blog a pouco tempo e ja tinha visto várias meninas falando sobre isso mas não entendia muito bem o que era e como funcionava! Ainda estou ajeitando e tentando encontrar uma identidade legal para o blog, mas quando já estiver mais segura sobre isso, com certeza, vou fazer um!
    Obrigada pelas dicas 😉

    https://blogelaecarioca.wordpress.com/

    • Que bom que ajudou Nathalia <3 Eu tentei deixar o mais fácil possível por que também pesquisei bastante pra redigir o texto e vi que tinha muitos posts bons sobre o assunto, mas mais complexos. Faz sim, se é o que você gosta de fazer, investe – não necessariamente dinheiro – no teu blog ! Adorei o nome do blog, tava aqui escrevendo o post sobre os esmaltes que tava usando e super combina com o nome do teu blog ! rs (depois você vai entender!) Super obrigada pelo comentário, espero que volte mais vezes, vão ter muitos outros posts sobre blogs por aqui. Beijo <3

  3. Alice Grunewald Reply

    Arrasou Tati! Amei sua postagem e muito obrigada por me indicar! <3
    Você explicou muuuuito bem sobre o que é! Quero ver mais dicas sobre blogs hein!!!!
    #Toamando tudo! HASHUASHUHSUAH *_*

    Beijos, Alice!

    • Alice <3 <3 <3
      To doidinha pra postar mais dicas mesmo ! Que bom que está amanndo, a intenção sempre foi essa . hahaha
      Indico mesmo, pois teu trabalho merece reconhecimento, você tem talento e ainda vei crescer muito nessa profissão, caso escolha ela pra seguir de vez! Já te falei isso 😉
      Super beijo e te espero aqui mais vezes <3

    • Que bom que iluminei um pouco Amanda ! 🙂 rs
      Eu também demorei um tempo pra me sintonizar nessa área, mas depois de tantos anos, acabou virando uma das minhas paixões! Vou fazer muitos outros posts com dicas para blogs, se quiser me ajudar contando tuas dúvidas, vou adorar! Super beijo Amanda, fico feliz que tenha ajudado, volte mais vezes, viu ? <3

  4. Adorei as dicas!!! Eu ainda não criei um pois o meu blog ainda é muito novinho, ainda não tem 2 meses 🙂 mas já li muito sobre este assunto, e assim que o blog estiver encaminhadinho vou providenciar, então com certeza vou salvar nos favoritos o seu post. Beijos!
    http://www.wespeakvogue.com

    • Obrigada Gabriela <3
      Já comentei com você, teu blog é ótimo, juro que se você não falasse eu não ia imaginar que tem só dois meses. Parabéns pelo cuidado com o blog ! 🙂 É bom esperar mais um pouquinho mesmo, pra juntar melhor os dados e entender melhor seu público. Até mesmo pra você se conhecer como blogueira !
      Mas está no caminho certo, viu!!
      Super beijo Gabriela, volte sempre <3

    • Que bom que consegui tirar suas dúvidas Ana Carolina <3 é um assunto meio polêmico, tem tantas formas de elaborar um mídia kit, tantos exemplos ( bons e ruins ) pra inspirar que a gente fica meio perdido mesmo ! Faz sim, mesmo que vá inserindo dados aos pouquinhos 🙂 Super beijo lindona, fico feliz com sua visita e seu comentário, volte mais vezes <3

    • Que bom que consegui te entregar o que você estava procurando Yago ! 🙂
      Fico muito feliz de ler comentários assim, saber que ajudei em algo que realmente se tinha necessidade.
      Super obrigada pela visita e pelo comentário! Ainda tem muitas dicas para blogs pela frente, espero que volte mais vezes.
      Beijo 🙂

  5. Essas dicas valem ouro!
    Eu particularmente não gosto muito de midiakit em word mas dependendo da forma com que foi feito, ok! Se tiver todas as informações direitinho com font legível é legal mas ai nego inventa de colocar tudo com fonte desenhada 1zilhao de imagens nos tópicos e papagaia tudo… Aff!
    Parabéns pelo post, espero que ajude muita gente porque midiakit é essencial!

    • Eu não tenho nada contra o mídia kit feito no word, mas desse jeito que falou, sem firulas! O negócio tem que ser direto e bem organizado, sem papagaiar! Eu também espero que ajude. Tô Adorando seus comentários aqui <3

  6. Tati, adorei o post bastante esclarecedor, no início ficamos cheias de dúvidas mesmo, mas com o tempo vai melhorando né? Olha só uma coisa, eu NÃO RECOMENDO a A Alice Grunewald não, infelizmente eu me decepcionei muito com ela, com um layout que encomendei, ela não foi atenciosa o suficiente e me negou fazer coisas extremamente básicas, isso tudo depois que eu já tinha pagado. É a minha opinião né? Pode ser que ela tenha melhorado e esteja tratando melhor os clientes dela… Mas eu não recomendaria não.

    • Oi Lorena ♥
      Isso mesmo, aos pouquinhos vamos entendendo as nossas necessidades e ai o resultado vai melhorando 🙂
      Com relação ao trabalho da Alice, infelizmente eu não fiz, mas conheço algumas pessoas que fizeram e conheço a Alice (virtualmente) e ela sempre foi tão fofa :S
      Deve ter havido algum problema, mas realmente acontece e é muito triste saber que não foi uma experiência legal pra você. Tenta conversar com ela, as vezes ficou algum mal entendido e é bom falar. Um super beijo Lorena, obrigada pela visita e espero que volte mais vezes *-*

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