Toda vez que criamos um post, queremos que as pessoas cheguem até ele, certo? Obvio! rs
Hoje eu vim trazer um pouco do que aprendi, e como eu divulgo cada um dos meus posts.

Começamos a divulgação de um post antes mesmo de ele ser publicado! 
Aqui no blog eu uso o plugin Wordpress SEO by Yoast, que é basicamente um analista de SEO gratuito. Quando termino de escrever, clico em analisar e ele vai me dando dicas em que posso melhorar pra aumentar o nível do SEO do meu post. Falaremos dele em breve. 😉

Prepare conteúdo para cada rede social

Prepare imagens no tamanho padrão de cada rede social e também prepare textos para cada uma delas. Use esse trechinho, pra “vender” seu conteúdo, variando não vai ficar chato e nem repetitivo. Cada rede social tem um tipo de linguagem. Aproveite essa diferença pra criar conteúdo mais “bombado” em cada rede. O Instagram é totalmente visual, pessoal e “paper view”, o facebook é ótimo para links e posts bombásticos, o pinterest é apaixonado por infográficos e o twitter ama frases marotas e bem boladas!

Quer se planejar mais um pouquinho: Dicas para criar seu planejamento semanal.

Não poste em todas as redes todo dia e toda hora

Com as imagens e trechos em mãos, faça essa “agenda de posts”! Essa agenda não é regra, mas foi baseada em alguns estudos e no uso do bom senso.

*Essa imagem é baseada em um infográfico postado pela Lominha, do Sernaiotto. Como gosto de usar minhas próprias imagens, fiz uma que combinasse mais com meu blog.  agenda divulgação post blog Eu imprimi essa tabelinha e colei aqui no home office, assim fica fácil de lembrar 😉

Facebook: Uma vez quando publicar o post e um mês depois. Ou você não acha chato uma fan page só de links e divulgações?
Instagram: A regra no instagram é manter certa beleza, não precisa ser óbvio, escolha uma imagem bonita, que remeta ao tema e use a legenda pra chamar seu público. Então só na publicação e na semana seguinte, com uma imagem diferente.
P.S: Coloque o link encurtado na Bio. 😉
Twitter: Pelo giro rápido de posts, está liberado abusar do twitter, ainda mais depois da novidade maravilhosa que tivemos no twitter, como falei no post sobre as mudanças das redes sociais 😉
Pinterest: Aproveite todas as imagens que você tiver disponível nesse post. Ao publicar, semana seguinte e mês seguinte. Dependendo do tema do post, pode postar em painéis diferentes. Se quiser, desenvolva cheklists e infográficos, eles costumam dar super certo. 
G+: É a mais nova das redes sociais citadas, pelo que pesquisei, dá pra continuar seguindo nossa agenda no G+ também.

Divulgue seu conteúdo de outras formas

Como já comentamos no post anterior, não podemos deixar a audiência do blog se basear só nas redes sociais. Por isso aqui vão mais algumas dicas para divulgar seu post (sem ser chato!).

  • Newsletter: Deixe sempre uma área no seu blog para que seus leitores deixem seus emails para receberem novidades. Tenho cadastro em várias news de blogs que gosto e recebo mailings com dicas ótimas mais ou menos de 15 em 15 dias ou mês a mês ! É uma boa manter seus leitores sempre por perto, mas mais uma vez… SEM SER CHATO! Nada de enviar todo dia ! Aproveitando a deixa, que tal se inscrever nas news do blog ali do lado, vou seguir essas regrinhas aqui, então nada de chatice. 😉
  • Grupos para blogueiros: Grupos para blogueiros são um dos lugares onde vemos mais posts de divulgação, devido a isso eu não acho que seja a maneira mais eficaz de divulgar, já que todo mundo está ali divulgando e não a procura de conteúdo pra ler. Ainda assim, não sendo SPAM, que mal faz ?
  • Comentários: Não. Você não vai fazer spam no post alheio. Comente sempre que você gostar e tiver algo a falar sobre o post, nada de: ” Adorei o post! Vem conhecer o meu www.fulaninhachata.com.br “. Comente de verdade, tipo:

Oi Tati, ótimo post, super informativo. Vou testar essas táticas e ver se funcionam comigo também. Tati modesta, www.tatisouza.com.br.

Tirando a parte da minha explicação escrota (rs), isso é sério gente! Não faça com ninguém o que não gostaria que fizessem com você, então não vá divulgar seu link e ser chato no blog alheio, é feio e ineficiente!

Por enquanto é só. Façam o teste e me digam se funcionou pra vocês.

Agora mudando de assunto rapidinho…O blog não irá se resumir a conteúdo para blogs, vai ter moda, beleza, looks, links bacanudos, wishlist… Tudo isso que eu tô amando. Tenho falado muito no assunto ultimamente pois é natural pra mim, de tanto ler sobre o assunto acabo sentindo a necessidade de escrever. 😉
dicas blog grátis
Beijo beijo e até ♥

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

46 Comments

  1. Ai, amei o post vem ver o meu… HAHAHA to zoando!
    Vou seguir suas dicas (como sempre faço) e tomara que dê certo.
    Confesso que apesar de saber, e ja ter lido aqui, que o Instagram é a grande promessa da divulgação, confesso que me perco quando se trata de divulgar nele, mas vou tentar ne!
    Beijos e eu A-DO-RO as coisas que você posta aqui, arrasa em todos os temas, tu é 10!
    Beijo Beijo!

    • O instagram não né, o twitter cabeção ! rsrs
      Minha leitora, top comentarista e puxa saco. ♥ hahaha

    • Que bom que gostou Ana ♥
      E muito muito muito obrigada por partilhar, ajuda muito 🙂

  2. Olá, tudo bom? Acabei de descobri teu blog através do facebook! hahaha. Adorei e vou curtir tua página pra receber sempre as novidades. Eu nunca divulguei meu blog através do Instagram, eh que eu imagino que o povo tenha preguiça de clicar, mas não custa tentar, não é? Eu ri quando você disse que acha chato um fan page só com links e divulgações, porque é só o que tem na minha! hahaha. Como eu poderia fazer melhor? Porque eu não sei direito o que devo publicar lá! :/

    https://www.facebook.com/blogmyrlenaraquelly?ref=bookmarks
    http://www.myrlenaraquelly.com

    Grande beijo! :*

    • Oi Myrlena, tudo ótimo 🙂
      Eu uso mais o insta como insta mesmo, divulgo só quando é um post especial, já que gosto de manter aquela coisa pessoal no meu insta, afinal, sou uma pessoa e não um blog. rs
      Na fan page é bom sempre estar postando conteúdos compartilháveis, memes.. Também é legal liberar as vezes aquela foto que postou no Insta por lá. De pessoas para pessoas! O facebook continua sendo uma rede social, comercial sim, mas sempre social 😉

      Um super beijo My, espero ter ajudado. E volte mais vezes ♥

  3. Sou bem relapsa com divulgação e me culpo todos os dias.
    Assim que o post sai , eu capricho na divulgação em todas as redes, mas depois caio no esquecimento…
    Já tinha visto essas dicas na Lominha, elas são ótimas!!

    Beijos

    • Eu estou me adaptando a essa agenda Caroline, as vezes acabo esquecendo tb, a dica é deixar agendado. 😉
      Sernaiotto é vida, amo de paixão… Leio cada dica que ela posta, mas tento de adaptar pra minha realidade.

      Beijo Carol, obrigada pela visita ♥

  4. Oi! Hahaha é a primeira vez que venho aqui e amei o seu layout, sério!
    Eu super sigo essas dicas desde sempre, mas eu adorei essa tabelinha de divulgs! Muito útil, vou imprimir também quando tiver dinheiro pra pagar em alguma grafica – tempo de vacas magras em questão de cartuchos de impressora, aff! hahaha
    Beijo, Lari
    bloglarica.wordpress.com

    • Oi Larissa 🙂
      Seja bem viiinda! É um layout super simples, mas eu tb amo.
      Essas diquinhas são tudo de bom, não vivo mais sem minha agenda.
      Com relação as vacas, #tamojunto. Aqui elas estão nessa onda fitness tb, sequinhas sequinhas! rs

      Beijo Lari e volte mais vezes viu ! ♥

    • Obrigada Letícia, vou lá ver ! Não prometo responder, pois sou um terror com Tags.. mas vou tentar ! rsrs

  5. Nossa que post bem escrito! Parabéns tati .

    Tenho o blog um tempinho mais faz pouco tempo que levo a seriu, e essa parte de divulgação é complicada e seu post foi bem esclarecedor as vezes dicas simples faz toda a diferença, obrigado por compartilhar .

    Parabéns e sucesso .

    • Obrigada Marcelle! ♥
      No começo é meio enrolado mesmo! Eu amo marketing digital e tudo que envolva … mas essa parte de criar uma rotina, uma regrinha pra seguir.. AJUDA 100% ! Fora que minimiza nossos gastos de tempos divagando sobre o que fazer e como fazer. rsrs

      Um super beijo Marcelle, obrigada de verdade e que volte em dobro pra você ♥
      P.S: Seu blog é um amor, ótimo conteúdo 😉

  6. Oi Tatiane, achei bem interessante seu post, antes eu só divulgava no Facebook, na página do meu blog as postagens, no Twitter e Google Plus. Depois vi o quanto é chato só ter postagens e resolvi compartilhar outras coisas para a galera, dicas, vídeos e informações interessantes.
    Dizem que a frequência nas redes sociais é importante, senão a galera cansa e deixa de te seguir por estar desatualizado. Você não acha que é sempre bom atualizar? Acho muito tempo sem postar algo nas redes sociais.

    • Sabrina, com certeza a frequência mantém os seguidores, se não até mesmo o facebook “trolla” nossas publicações, já que quanto menos envolvimento, mais difícil fica de ter alcance orgânico.
      Por mim, eu mantinha tudo atualizado 100%, com no mínimo três publicações diárias em cada redes social, mas minha realidade ainda é outra. Não vejo a hora de realmente conseguir por todas as minhas estratégias em prática! rs

  7. Em relação a publicar algo novo estou de boas, na page é informado quando tem post novo apenas e criei um cronograma p lembrar o post anterior principalmente quando não tem post, e olha que está dando certo, pois realmente é muit chato..

    Nem respondo comentários quando vejo que é SPAM, odeio aff.

    Beijinhos =*
    http://www.eraoutravez.com

    • é sempre bom trazer as novidades e também re postar nosso conteúdo um pouco mais antigo, assim quem não viu, vai ver e quem já tinha visto, lembra de por nos favoritos . rs

      SPAM raramente me dou ao trabalho de ler, já que a maioria já vai direto pra sua página de destino mesmo, SPAM . 😉 rs

      Beijo Pamela ♥

  8. Não achei a explicação escrota… rsrsrs AMEI o post, “dos meus”!!! Textos informativos, experiências, ensinamentos, nunca são em demasia! Adorei a imagem para os reposts! Ohwn… ♥
    É sempre bom ter pessoas que além de capricharem em seus próprios blogs (pq a gente chega aqui e não dá vontade de ir embora!!!), ainda compartilham #cazamigas ♥ #juntassomosmelhores Cada vez mais, tenho certeza disso!
    Super beijo, Tati!

    • Só um pouquinho, levemente escrota . haha
      Então não vá Si, fique para sempre. rsrs
      Se não compartilhar minhas experiências, vou fazer o que com esse conteúdo todo guardado só pra mim, já usei, que mal tem fazer doação? Sustentável até. rs

      #juntassomosMUITOmelhores, comprei mesmo teu lema, carrego comigo ♥

      Super beijo Si, Mamy master da blogosfera 🙂 rs

    • Obrigada Nathalia 🙂 ♥
      Que bom que gostou das dicas, adoro fazer esse tipo de post 🙂

  9. Pingback: Links da Semana #8 ~ Gema de Ovo | Ilustração

    • O pinterest é ótimo para link building, já que a cada pin ele vai multiplicando o compartilhamento do link da imagem 🙂
      Eu to amando que você esteja amando ♥ rsrs

      Super obrigada pela visita e eplo comentário, volte mais vezes, viu? Super beijo 🙂

  10. Adorei muito o post Tati!
    Fiz uma série de posts essa semana com divulgando posts antigos no facebook e tá sendo bem legal!
    Problema é conseguir conciliar tudo pra 2 meses depois ainda tá postando sobre aquele post antigo 🙁

    Parabéns pelo blog!!!! beijos
    http://www.nuwem.com

    • Hoje em dia no face acho super tranquilo porque já dá pra deixar agendado! Daí se alguma coisa for entrar naquele dia, dá pra trocar o dia e está tranquilo, mas pra todo caso já estaria agendado 😉 Nas outras redes que eu vou me virando pra tentar lembrar … rs
      Eu fiquei encantada com seu blog quando fui retribuir a visita, que lindeza ♥

      Obrigada pelo comentário e pela visita, super beijo Ellen ♥

  11. Pingback: Sou leitora: Divulgue seu post, sem ser chato! | Essência Pink

  12. Olá, Tatiane. Eu amei esse post e já vou praticar algumas dicas que você comentou.. São extremamente úteis para nós blogueiras. Comecei na blogesfera não fz nem um mês.. E já estou vendo a loucurinha que é.. As vezes acabo postando e fazendo uma divulgação em alguns grupos do facebook, pelo Google+ e só.. Mas me esquecem HAHA As vezes não estou fazendo tão direito HAHA
    Vou usar muito suas dicas!!
    Amei seu blog, é lindo!!

    http://blogqueridabia.blogspot.com.br

    • É assim mesmo Ana, aos pouquinho vai pegando o jeito e vendo melhor o que funciona pra você! Se você gostar de estudar sobre a blogosfera, em pouco tempo se acostuma com nossas táticas infalíveis . rs
      Seja muito bem vinda e sinta-se a vontade pra perguntar qualquer coisa, sugerir temas e tirar dúvidas se precisar. Adoro acompanhar esse início de blogs ♥
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário, fico muito feliz de fazer parte ao menos um pouquinho desse começo. Um super beijo ♥

    • P.S: Já visitei e no quesito fotos tu já me ganhou de lavada! rsrsrs
      Se continuar assim, vai longe! Nem parece que está começando agora, muita modéstia da tua parte.

    • Oi Gabriela ♥
      Eu ainda uso os grupos vez ou outra, mas normalmente é quando posto esse tipo de conteúdo, que é de interesse para blogueiras, fora isso não vejo muito resultado em divulgar nos grupos. Sigo usando outras técnicas e focando no conteúdo, acredito que valha mais a pena ! rs
      Obrigada pela visita, comentário e pelo elogio. Seja bem vinda ♥

  13. Oi, Tatiana. Como já disse, sou bem nova nesse mundo e ainda não entendo algumas (muitas!) coisas. Por exemplo, como a gente faz para agendar o compartilhamento dos posts nas redes sociais? Há algum plugin para isso?

    • Pro twitter tem o Tweet deck e pra fan page na própria fan page dá pra agendar. O instagram só contratando programas pagos, que variam entre R$ 30 a R$ 40 e as outras redes não vejo necessidade de agendamento 🙂

    • eu dou as dicas, mas estou igualmente precisada de organização nesse quesito. rs
      Nada Joelson <3 Espero que ajude ! Obrigada pela visita, seja super bem vindo. ♥

  14. Que postagem legal Tati! São dicas ótimas e essenciais para qualquer blogueira que ama o que faz e que pretende ter reconhecimento nesse meio tão incrível e populoso que é a blogosfera <3 São tantos assuntos, tantos talentos, tantos blogs… nós precisamos mesmo estar empenhadas, comprometidas, e dispostas a fazer o melhor conteúdo, criar novos relacionamentos, investir nas redes sociais 🙂 e tudo o que foi escrito aqui!

    Amei, parabéns pela iniciativa de cuidar e orientar outras blogueiras!
    Beijos, mandou muito bem!

    Blog Senhorita Deise

  15. seu post caiu do céu pra mim mas me diz uma coisa pra ti qual é a melhor forma de se divulgar então? essa tabela acima achei o melhor de tudo pois pelo visto estava fazendo bem errado (risos) vou seguir suas dicas e espero que funcione , pessoas como ti sempre são como professores que a cada dia aprendemos mais .

    se acha que anunciar no facebook pode ser uma boa opção ?

    beijos e parabéns!
    http://www.loucaapaixonada.com/

Write A Comment