Category

Planejamento e produtividade

Category

Se você trabalha com criatividade, em algum momento você já se deparou com o tal do bloqueio criativo. Tenho certeza disso! Ele é chato, acontece nos piores momentos e quanto mais tempo ele te acompanha, mais difícil fica voltar a executar tuas tarefas.

Mas por favor, não desanime! Não abandone seus planejamentos porque não estão funcionando, não seria muito mais fácil e divertido mudar esses planos pra que eles acompanhem você e seu processo de produção?

 Planeje de forma criativa

Foi comprovado cientificamente que quando botamos a mão na massa, exercitamos muito mais a nossa criatividade. Nós, que estamos online 99% do nosso tempo, muitas vezes esquecemos dessas ferramentas maravilhosas!

Não é atoa que o Bullet Journal tem feito tanto sucesso. Ali você desenha, define design, formas de organização, tudo de acordo com o que sua mente e habilidades manuais mandarem! Mas não se prenda a essa ideia.

Eu tenho uma grande dificuldade pra me organizar, sou bagunceira mesmo e não nego. Uso papel, canetas coloridas e post-its pra tudo e tem dado muito certo pra mim.
Ver tudo bonitinho e colorido me anima e acabo criando joguinhos e disputas comigo mesma pra finalizar tarefas chatas. Sempre fiz isso e a pouco tempo descobri que se trata de uma técnica famosa chamada gamefication, e tem sido usada em diversas empresas e startups por ai. Bora usar também! planejamento-post-it

Adapte suas rotinas a você

Trabalhar em casa e criar rotinas é algo que vemos como praticamente impossível! O telefone toca, alguém chega de surpresa, as tarefas de casa aparecem e em alguns casos, a família pede atenção. Sei que temos casos e casos e a rotina de um  não vai funcionar pra outro. Por isso mesmo que a ideia é que cada um monte a sua rotina. 

Se nas segundas você costuma estar mais preguiçosa, agende aquelas tarefas que não demandam tanto esforço, como organizar a caixa de e-mail e responder comentários. Se é de manhã que você está com as turbinas a mil, aproveite esse tempo pra fazer tarefas que use essa tua energia e empolgação. Molde a sua rotina à você e não o contrário. 

Outra dica que dá super certo aqui: Separe pequenos intervalos de tempo pra fazer algumas tarefas que precisam ser feitas todos os dias. Tipo:

15 minutos depois do almoço pra interagir no instagram. 20 min depois da divulgação do post pra interagir nos grupos do facebook. 10 min por dia pra responder comentários e não deixar acumular…

Crie processos

Muitas tarefas podem ser agilizadas de você fizer numa ordem específica, como se fosse uma linha de produção mesmo. 

Pra criar um post, temos que desenvolver o trabalho por partes. Primeiro definimos o tema, depois pesquisamos as palavras- chave, definimos um título provisório, começamos a escrever, tiramos fotos e editamos, incluímos as mídias, voltamos a redigir o post e por aí vai. Cada um tem um processo diferente e que funciona melhor pra sí mesmo. Quase nunca nos damos conta desses processos, então é a hora de observar e editar eles.

Depois de definir a ordem deles, desenhe, use adesivos, post-its ou o que quiser, mas deixe em algum lugar de fácil acesso e  com destaque. ♥

Apenas escreva

Começar um post é sempre a parte mais difícil.  A gente escreve e apaga tantas vezes, que em 5 minutos devemos ter jogado pelo menos 20 idéias no lixo, sem nem dar chance a elas.

Esquece que existe o delete no teclado e vai em frente. Quantas vezes você achou teu texto ok logo que criou e quando leu um bom tempo depois, achou realmente muito bom? Aqui acontece o tempo todo!
É porque na hora que estamos criando, estamos totalmente imersos naquele assunto, não tem nenhuma novidade ao ler. E quando lemos lá na frente, relembramos algo que já não pensamos a um certo tempo, entende?

Ajuda ter uma amiga – no meu caso, umas amigas! – de confiança pra dar aquele check antes de você ficar jogando ideias fora atoa. 😉


Pra fechar: TUDO É EXPERIMENTO! Algumas técnicas funcionam bem pra uns, outras funcionam melhor pra outras. Testem de tudo um pouco e descubram o que estimula mais a criatividade de vocês! Tenho certeza que com o tempo vocês vão descobrir algo que seja divertido. Ouvi da Rafa Cappai que se o planejamento estiver chato, é porque está errado. Depois disso comecei a me dar muito melhor com meus planos. 😉

Que cês acham dessas dicas? Vale tentar? Me contem o que fazem, o que dá certo pra vocês e  caso usem alguma dessas dicas, me mostrem, vou adorar ver vocês pondo em prática. ♥