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Pode pesquisar agora mesmo no google: Como escolher o nicho do seu blog.  É bem provável que vá encontrar posts que te inspiram a basear suas escolhas no quão lucrativo aquele nicho pode ser. Mas não aqui. Aqui nós vamos é falar do nicho que te escolheu. E isso pode ser muito mais interessante. 😉 

Escolher um nicho específico é a primeira dica de branding. Sempre! Planejar suas estratégias, posicionamento de imagem e produção vai ser muito muito muito mais fácil se você souber exatamente pra quem você quer falar.

Mas e se você não quiser falar só de um assunto?
Tá tudo bem. Demorei a definir meu nicho – apesar de sempre ter um e bem específico! rs -, porque batia o pé nessa mesma questão. Eu não queria falar só de blogs, queria ter a liberdade de trazer assuntos do meu dia-a-dia pra cá também. Só que conforme fui estudando e praticando, descobri que escolher um nicho diz mais sobre criar expectativas do que eu imaginava. E já falei né, sou uma criadora de expectativas de carteirinha. rs

 A escolha de nicho e as suas expectativas

No momento em que você define um assunto para ser o seu foco, você não está excluindo nenhum outro. É bem provável que seu público também tenha interesse por quase todos os assuntos que você quer tratar. Mas trabalhar em cima de vários assuntos sem distinção dificulta seu posicionamento e faz seu caminho ser muito mais longo.

Seu nicho foi escolhido e dentro de uma coerência entre os assuntos, as pautas podem ser infinitas. O lance com as expectativas é que, mesmo tendo a liberdade pra tratar de assuntos variados, você sabe que tudo que for postado dentro do nicho que você escolheu, vai ter uma receptividade muito melhor do teu público.

Vou usar  – como sempre – esse blog como exemplo. rs
Sempre tive um ótimo alcance quando os posts eram de dicas para blogueiras e sempre soube que esse era o meu foco, mas não admitia como meu nicho, porque via o nicho como limitação e tudo que menos quero é limitar minhas ideias. Esse ano, comecei o processo de coach e a clareza que eu tanto esperava chegou.

Eu tenho um nicho, mais específico do que eu sonhava e eu já converso diretamente com meu público alvo todos os dias. Eu sei o que eles esperam encontrar aqui no blog, dicas para blogueirAs – não que homens sejam barrados aqui, mas meu público alvo são mulheres – em um formato de fácil entendimento e focado em conteúdo e posicionamento de imagem. Quando eu postar sobre produtos de cabelo ou moda, eu já espero menos comentários. E tá tudo bem, tá tudo ótimo! ♥
Conseguem ver a diferença? Eu não vou desanimar caso esses posts não alcancem os mesmos números que tenho nos posts sobre blogs. 🙂

Como definir o nicho do seu blog

Diga quem és e te direi que nicho escolher. Souza, Tati. rs

Eu comentei ali em cima e volto a repetir.Você vai ter que dedicar muito mais tempo a esse assunto do que a qualquer outro que queira tratar vez o outra no seu blog. Esse vai ser o tema central não só do blog, mas das suas redes sociais. Então auto-conhecimento é fundamental. ; como escolher nicho blog

Vamos pra prática? Vamoooos! ♥ rs

O que você ama fazer?

Já sabemos que ama compartilhar suas experiências. Certo? 😉

  • Dos posts que já criou, quais foram os que mais se divertiu criando?
  • Na sua listinha de ideias pra posts, qual assunto tem mais – e melhores – ideias?
  • Quando está no ócio, o que faz? O que assiste? Sobre o que você lê?
  • Quais são seus principais interesses?

A listinha pode ficar grande mesmo, não tem problema. Mas faça com atenção, pra que o resultado seja realmente eficiente, você tem que ser extremamente sincera com você mesma. ♥
E também seja específica, colocar: MODA! Não vai ajudar muito. Dê detalhes. Ex: Consumo consciente e moda. É hora de alinhar paixões e princípios. 🙂

Sobre o que seus amigos te procuram quando precisam de ajuda?

Nesse caso, a opinião de terceiros pode ajudar e muito! Quando seus amigos te procuram por ajuda, qual o tema? Te procuram pra ajudar a montar novos looks? Pra ajudar a entender melhor tal produto de maquiagem? Como finalizar o cabelo da forma certa? Ajuda com seus blogs ou redes sociais? ( me.rs )

As vezes não prestamos atenção a esses detalhes e eles dizem muito sobre nós e nossas habilidades.  Pensa aí rapidinho e anota também.

Pesquisa de público: Online e offline tb!

Agora é hora de ver como as pessoas já nos veem, perguntando mesmo. Faça uma pesquisa de público simples no blog e vá aos seus amigos e familiares saber o que pensam sobre você e seu trabalho.

Características suas, coisas que gostam em você, se tem algum talento que eles tenham identificado. Não precisa ser nada mirabolante.

Olhe as suas anotações, tente traçar padrões. Não precisa levar nada nada ao pé da letra. Até porque muitas vezes as pessoas tem visões um pouquinho equivocadas sobre nós ou até mesmo estão colocando seus desejos sobre nós nas respostas.

Normalmente algum tema em específico vai aparecer mais vezes. E aí voltamos pra você!
Pense com carinho sobre tudo. Na tua rotina, experiências, o que te motiva. É mesmo uma questão de auto-conhecimento. Você vai ver, depois da escolha do teu nicho, tudo vai ficar mais fácil.
As ideias novas deixar de ser pensamentos soltos nessa cabeça criativa e passam a ser parte da tua estratégia de comunicação. Fica bem mais fácil desenhar um caminho pra seguir e realmente seguir esse caminho. Sabe? 🙂

Te definir não vai ser tão difícil quanto era, porque você vai saber exatamente qual parte sua vai ser o foco nas suas apresentações.


E demorei bastante pra entender que eu estava remando contra a maré. Ao invés de deixar o meu nicho me escolher, eu estava fugindo dele por não entender a importância dessa escolha. E com essa descoberta eu não só encontrei o nicho do blog, como o direcionamento do meu trabalho. Então, abre essa cabeça ai e tenta pensar direitinho sobre tudo que você quer com o blog. ♥

Agora eu preciso saber! Fico mais fácil pensar na escolha do teu nicho? Dá pra começar a desenvolver algo depois desse post? Me conteeeem! 🙂

Se precisar de um help a mais pra escolher teu nicho e traçar as estratégias pra realização dos teus sonhos. Estou aqui, prontinha pra atender! 😉