Reuni dicas pra te salvar – e a mim também! – do monstro da procrastinação. Se você também ta cheio de coisas pra fazer e se pegou dando aquela famosa empurrada com a barriga… Chega mais, tem dicas não só pra driblar a procrastinação, mas pra entender melhor como ela funciona. 

Procrastinação, uma palavra que causa nervouso em 10 em cada 10 empreendedores. Chega aos poucos, e quando você vê, seu foco escapoliu, você nem lembra mais qual era o objetivo e ta lá, de boas, assistindo netflix ou dando aquela infinita rolada no feed do insta.

Um dos maiores problemas de nós, procrastinadores, é que já sabemos que podemos fazer tal tarefa em 15 min, mesmo que o prazo seja de 2h, mas loucos que somos, deixamos pra fazer quando faltam 10min. haha Vai entender esse senso de logística!

Outro grande problema é que confundir procrastinação com preguiça ou perfeccionismo também é bem fácil, mas acredite nem sempre aquela enrolada porque está esperando o modelo certo pro seu negócio, é perfeccionismo e aquela vontade de largar tudo e dar uma deitada, nem sempre é preguiça. Mas diferenciar tudo isso vai ser papo pra outro post e é aqui que começamos as dicas.

Como driblar a procrastinação

Antes da primeira dica mas já sendo uma dica: Procrastinar não é pecado, não vai arruinar seu negócio, apenas vai atrapalhar sua produtividade. Pode pegar leve com você mesmo! 🙂

Aceite seus momentos de ócio

Já falei sobre isso em outro post… Entender que precisamos de momentos de preguiça, de tirar um cochilo depois do almoço ou de ter aquele tempo pro netflix, é super super importante.
Te dá aquele tempinho de curtir o dia e ter uma rotina mais leve e gostosinha. Afinal, estamos em busca de trabalhar com que amamos e ter uma vida mais plena, feliz. Sendo assim, vamos deixar um tempinho pra ler, ver um filme, sair pra um papinho com as amigas. 😉

Uma curiosidade: Sabe quando você ta quase dormindo e as ideias surgem? É seu cérebro interagindo. Nosso cérebro é separado em áreas e essas áreas tem barreiras, quando estamos relaxados, essas barreiras ficam mais amenas,  assim essas áreas conversam entre si, trazendo ideias incríveis que você nem lembrava que ainda estavam guardadas.

Passei muito tempo brigando com meus momentos de ócio, sempre que via que estava “perdendo” tempo, me sabotava pensando que então o dia já estava perdido. Tipo dieta que não começou bem na segunda e foi por água abaixo no decorrer da semana, sabe? Mas quando for assim, relaxe! Vê uma série, se permita e volte, afinal, você já teve seu relax time, é só voltar a trabalhar. 🙂

Entenda o porque da sua procrastinação

Pode ser medo, inércia, falta de motivação ou porque não estamos conseguindo ver os benefícios de cada tarefa. Mas sempre tem um motivo.
Se for medo? Medo de que? De não dar certo? De não ser exatamente o que você queria? Bom, pra dar certo ou não, só testando mesmo e fazendo isso com todo empenho, mesmo que não seja pra acontecer, você deu tudo e aprendeu muito. E se não for o que você queria, é só mudar. Não importa se a mudança é só na sua logo, na sua estratégia ou até no ramo de trabalho, sempre sempre sempre os conhecimentos serão agregados te tornando um empreendedor melhor e mais experiente a cada dia. Mudanças são ótimas!

Não tem motivo pra ter medo, certo?

Inércia? Não ta vendo resultados?
Já pensou que o que tá faltando é realmente virar a chavinha? Só de olhar com mais calma pro que te impede, já te tira do caminho mais alguns probleminhas, afinal, você já sabe o que está te atrapalhando. E sabe também o que pode te ajudar, a diferença entre o sucesso e o fracasso é realmente por em prática o que você sabe e acredite, você já sabe o suficiente pra começar agora!

Vou chamar sempre! Bora por em prática, juntas? <3

Aprenda a gerenciar suas tarefas

Não adianta fazer mil listas e não dar conta de concluir. Também não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo, até porque, você já deve ter concluído que no fim, nada sai por completo.. rs

Cada tarefa, por mais simples que seja, sempre tem um objetivo maior por traz. Que objetivo é esse? Anote. Depois disso, divida em tarefas menores. Assim você sempre vai entender porque postar uma única foto no seu insta pode ser tão importante, e não vai mais deixar de postar por ser só mais uma foto no insta. Você sabe onde quer chegar e sabe o que tem que fazer, bora fazer. <3

Aliás, chegou a hora de te apresentar duas técnicas fáceis e maravilhosas!

Técnicas contra a procrastinação

Método Kanban

O kanban veio do visual thinking, método de planejamento visual utilizado em startups e empresas criativas. Tem post da Lorenna contando mais sobre o visual thinking, vale a leitura!

É tão, mas tão fácil de aplicar, que não tem desculpas pra não fazer.
Pegue um quadro de cortiça (chapa de metal, cartolina, tudo serve!) e divida em três blocos. A fazer, fazendo  feito. Agora chegou minha parte preferida, a dos post-its. Anote seu objetivo principal e destrinche em tarefas menores.

Vale inserir o que já foi feito antes desse planejamento também, assim você já consegue ir inserindo um pouquinho em cada bloco.

Fica muito mais fácil de visualizar o que tem de ser feito agora e o que erá de ser feito mais a frente, também mostra o que você já fez até aqui e acredite, você deu o seu melhor, só faltava enxergar isso.  <3
Esse método vai te ajudar a organizar sua mente, te manter motivada e pode ser usado pra tudo que você imaginar.

Técnica pomodoro

Sabe aquele timer bonitinho de tomate? A ideia veio daí. rs

O método pomodoro é perfeito pra quem é inquieto e não consegue ficar fazendo a mesma coisa pro muito tempo. Minha tour. hehe

Nele você tem 25 min de foco e 5 min de break. Após 4 rodadas, 15 min de relax time e aí você pode comer, assistir uma série, rolar o feed do insta ou todas as opções anteriores, que é o que eu faço. rs

Pra controlar é bem fácil, tem vários apps pra isso. Eu uso o goodtime productiv timer, mas tem vários outros pra escolher.

Tem essa opção online que descobri enquanto escrevia esse post: http://e.ggtimer.com/pomodoro . É bom que largamos um pouco o celular!

Regra 52-17

É bem parecida com o pomodoro, mas feito pra quem consegue manter o foco por um período maior de tempo.
Foco total por 52 min e 17 min de descanso. Daí é só repetir o dia todo. Dá pra usar o mesmo app da dica anterior e personalizar o tempo. Se você consegue, essa opção costuma até ser mais prática.

Mas se, como eu, você também se distrai muito fácil, segue no pomodoro, depois que você acostuma, flui que é uma maravilha! técnicas mais produtivo


Voltando as dicas…

Beba água!

Pera, vale dica de saúde também? Vale! Mas é mais que isso.
Sabe aquela canseira que te dá, sem o menor motivo? Você pode estar apenas desidratada. Vai lá, pega aquele copão e deixa aí do teu lado, no teu intervalo de 15 min – ou 17 -, vai fazer um pips, repõe teu copo d’água e voltemos ao trabalho. Você vai ver como funciona!

Todo mundo tem

Por aqui, pelo menos uma vez por dia, acontece algo que me faz enrolar, procrastinar ou não achar que vai dar certo. E olha, eu sou bem good vibes, positiva e tudo mais, pode perguntar aos meus amigos. rs
Mas todo mundo, até os mais sorridentes, tem pensamentos negativos. É natural! A diferença é que algumas pessoas ligam o foda-se pra esses pensamentos e seguem em frente.

Então…

Imagine!

Você tem um sonho, sei que tem. E não importa o tamanho dele. Agora imagine! Como vai ser a sua rotina, quando você realizar esse sonho? Como você se vê, depois de conquistar tudo que você planeja?

Vou contar o meu…
Imagino minha casa pronta, minha parede de cimento queimado cheia de quadros coloridos, meu sofá verde e os baby dogs correndo pela casa. Fui a uma reunião de dia, almocei com uma amiga, cheguei em casa e depois Thiago chega. Sentamos no sofá pra ver uma série e batemos papo sobre a próxima viagem que faremos.

Cada vez que eu sinto medo, insegurança ou fico pensando em desistir. Imagino! Com isso me lembro o porque estou trabalhando, onde quero chegar. Cada vez que faço esse exercício, insiro um novo detalhe. Uma cadeira colorida na minha mesa redonda. Meu lustre com flores, minha sacada com meu espacinho pra meditar… Encontro minha paz, meu propósito e volto ao trabalho. Muito mais motivada do que estava antes!

Além de me motivar, ainda ponho em prática a lei da atração. Que acredite se quiser, faz uma baita diferença.

Sempre terão obstáculos

Já planeje seu dia sabendo disso. Flexibilidade é essencial no planejamento, isso não quer dizer que você vai dar brecha pra empurrar com a barriga, até porque, depois de toda essa conversa, você já viu que tem meios pra fugir da procrastinação.

Planeje imprevistos. Sempre vai ter um telefone tocando, sempre vai ter uma mãe falando pra lavar a louça e arrumar seu quarto, AGORA! Assim, como algumas tarefas também podem apresentar imprevistos, tipo transito pra uma reunião ou um photoshop travando ao fazer as imagens do seu post. Acontece. Sempre pense nessas possibilidades e já se programe pra reverter a perda de tempo.
Se não der, também ta tudo bem. Vai lá, faz o que tem que fazer e volte focada.

dicas contra procrastinação


Mas cuidado. Não é porque as dicas são fáceis e simples de serem aplicadas que elas não farão efeito. Digo isso, porque até eu me deixo enganar vez ou outra. Deixo de fazer e acredito que são vários fatores que estão me atrapalhando, quando na verdade, não estou me ajudando. Entende?

Outra coisa que não custa repetir…

Tudo é exercício. Se você está a dia tentando escrever e nada sai, se force a escrever. Ligue o pomodoro e mão na massa. Aliás, esse post foi feito exatamente dessa forma. 😉

Aplique essas diquinhas e me conte, como anda sua produtividade agora?

 

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

7 Comments

  1. Ai Tati .. cara! Ultimamente eu tenho me permitido pensar e aceitar as coisas que me prendem, sabe? Mas ainda é tudo meio confuso, rs. Eu tenho medo, eu procrastino, fico empurrando e todo dia me sinto infeliz, tipo, muuuuito infeliz. Real. E esse é o sentimento terrível! Tem me engolido de uma forma horrível, o que me deixa pra baixo e não dar início a nada. Eu não cheguei a fazer o método kaban, mas eu peguei todos os meus tecidos, tirei amostras e separei no quadro de cortiça o que vou fazer com eles. Pergunta se comecei! 🙁 Cara, é terrível. Mas eu quero me esforçar, quero começar, quero colocar meus planos pra frente. E esse seu post só me fez pensar em: vamo começar isso hojeee garotaa! rs Vou experimentar esses métodos de concentração, rs. Vamos ver!

    Bjs! <3

  2. Oi, Tati!
    Menina, ta aí um tema que serviu direitinho para mim, rs Ando com mil coisas por fazer e já tem um tempo – para não dizer semanas, até meses – que quero me organizar com algo, mas nunca dá jeito e a procrastinação permanece. Só que ela já estava permanecendo por tempo demais, preciso corrigir isso, e seu post encaixou como uma luva agora! Já conhecia alguns dos métodos citados também, mas esse kanban é novo para mim, e curti demais a ideia, vou tentar! =D E investir no pomodoro depois também, hehe. Ótimo post!
    Beijos!

  3. Caí nesse post vindo lá do facebook e tô apaixonado pelo conteúdo do seu blog. Parabéns! Super organizado, conteúdo de qualidade e com linguagem objetiva. Continue assim!

  4. Sabe aquele post que foi feito exatamente pra mim, é esse?
    Empurrar um projeto que é o meu grande sonho com a barriga está sendo o que venho fazendo desde abril.
    Mas aos poucos estou conseguindo eliminar isso e ir criando alguma coisa por dia, pelo menos estou quase a ponto de completar rs.

    Ameei o post amiga e o resto já te falei pelo whatsapp <3

  5. Ce sabe que vim parar aqui por pura procrastinaçao né HAHAHAH

    MENTIRA – Voltei com o blog e resolvi voltar minha rotina de ler os meus favoritos também.

    o meu motivo é “porque não estamos conseguindo ver os benefícios de cada tarefa” eu amo escrever, mas nao sinto retorno em nada. Hoje consigo escrever muito mais pra mim que para um alcance maior.

    Mas é legal essa dica, vou adaptar cada uma.

    caosarrumado.com

Write A Comment