Costumo falar que Layout não é só beleza, mas não e entendam mal, layout é sim a parte visual, enquanto a parte técnica fica pra programação, o que eu to dizendo é que o layout não pode ser somente bonito, tem que ser funcional e estar todo trabalhado na usabilidade. hehe

O layout do seu blog é o segundo fator mais importante na conquista de novos leitores, – o primeiro é o conteúdo, claro! – normalmente é através dele que a maioria das pessoas tiram a primeira impressão sobre seu blog, afinal, é o que vemos primeiro e nos impacta mais. Com a onda do minimalismo, os blogs estão cada vez mais parecidos visualmente, mas não se engane ao pensar que TODO mundo está apenas seguindo a modinha, na verdade uma das técnicas mais certeiras de usabilidade é exatamente essa e bom, essa é a primeira dica.

O porque do layout minimalista

Não é só pelo modismo, juro!

  • O layout clean dá destaque ao conteúdo, te deixando livre pra postar o que quer que seja, sem a preocupação de poluição visual.
  • Normalmente inserimos menos plugins e widgets pra seguir com o visual mais limpo, com isso economizamos tempo de carregamento que ajuda bastante no SEO do seu blog.
  • O seu leitor tem uma experiência de leitura muito mais confortável, assim passa mais tempo lendo seu conteúdo ou seja, taxa de rejeição vai caindo.

Esses três pontos são os mais básicos pra defender os layouts minimalistas. Mas vamos deixar uma observação bem clara aqui, layout minimalista não quer dizer layout preto e branco apenas, nem que ele não vá ter nenhum detalhe em especial, você pode sim imprimir sua personalidade, DEVE. A regra é só pensar em manter o foco no conteúdo.

Usabilidade, USE! rs

Técnicas de usabilidade vão desde a letra escolhida ao posicionamento de cada elemento dentro do seu layout. A ideia é usar cada espacinho do seu layout pra mostrar ao seu leitor o que você quer mostrar e conduzi-lo até onde você deseja leva-lo.

  • Fundo claro e letra escura sempre, além de já estarmos acostumados, cansa menos a vista.
  • Dê prioridade ao seu conteúdo, ele é o mais importante.
  • O primeiro bloco do seu blog é o mais visto – a página que vem de cara, antes de rolarmos a página – é nela que devemos concentrar os itens de destaque.
  • Quanto mais itens inclusos em cada área, menos destaque cada um desses itens terá.

Montei essas imagens, com base nesse post. É generalizado, não exatamente só para blogs, mas dá pra entender legal sobre o posicionamento de cada item.
onde-por-logo-blog campo-pesquisa-blog melhor-lugar-menu-blog Menu e side bar são coisas diferentes. Por o menu central na side bar não é legal, é bom ter um menu principal e na sidebar por apenas alguns caminhos facilitadores, como menus secundário e botões para as redes sociais.  modelo-página-blog

Se inspire, mas não copie.

Antes de escolher o designer que vai reformar seu blog, se inspire. Olhe cada detalhe dos layouts que você mais gosta, vá anotando cada item que você gostaria, como gostaria e onde, idealize mesmo. Depois de escolher tudo, pesquise mais pra ver se tem necessidade, se não tem coisa de mais ou de menos e então vá atrás do profissional que vai cuidar do layout. Toda vez que vejo um layout que amo, sempre olho o designer e programador responsável, depois de anos fazendo isso, normalmente reconheço só de olhar e também já tenho minha listinha de preferidos. Mas porque estou focando tanto no designer escolhido? Porque você vai dar suas ideias, se ele for bom mesmo e você confiar totalmente no trabalho dele, ele vai dar ideias ainda melhores de coisas que você provavelmente nem tinha ideia, entende? Então se inspire nos layouts que você mais gosta e chame um profissional pra te ajudar a fazer um tão lindo quanto e com a sua cara.

Miga, sua loca! Volta aqui, vamos falar de programação.

A gente fala tanto de layout e a programação sempre fica por último, esquecida no cantinho, afinal ninguém vê. Só que não! A gente não vê mas a gente sente. Sabe aquela demora pra carregar que ninguém aguenta? Aqueles 1000 plugins instalados pra fazer funcionar coisas básicas? Aquele slide que dá maior trabalhão pra arrumar? Então, com um bom programador, nada disso iria acontecer na sua vida! ♥

O programador é quem faz tudo funcionar da melhor forma e mais rápido. Assim não precisamos recorrer a nenhuma gambiarra e o google ama códigos limpos. 

Pra finalizar, escolha muito bem sua hospedagem

Já falei sobre esse tópico em vários posts sobre blogs, a escolha da hospedagem é MUITO importante. De nada adianta um layout lindo, programação perfeita e uma hospedagem que não suporta teus dados e nem o tráfego de visitas do teu blog. Depois que mudei de hospedagem, o blog deu um up bem legal em termos de carregamento e isso influenciou muito no rankeamento do blog no google. 

Depois de usar e amar a hospedagem da NUVEM, passei a ter a honra de ter essa parceria linda com eles. E vocês tem 1 mês grátis pra testar por lá, é só usar o cupom AMADANUVEM

Eu já estava com siricutico pra trocar o layout e arrumar toda a programação por aqui, escrevendo esse post, fiquei ainda mais tentada a mexer em tudo. Sigo me inspirando e anotando enquanto não posso mexer em nada – falei que to fazendo obra né? – e espero ter ajudado vocês nessas decisões também. 🙂

hospedagem-grátis-blog

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

10 Comments

  1. Também sofro desse siricutico de ficar arrumando o layout do blog vez ou outra (ou sempre) rs, mas todas essas dicas são muito importantes e de grande valor mesmo. Também faço parte do Nuvem de hospedagem e depois que contratei o serviço deles , passei a perceber que o meu blog ganhou um melhor possicionamento nos buscadores. E eu fiquei toda feliz né !
    Beijos, http://www.decoremodices.com

  2. Adorei o post! antes de ter essa “moda” dos blogs minimalista eu ja usava um tipo de blog mais simples, porque eu achava que realmente era melhor para a leitura, eu gosto de layouts mais coloridos, com personalidade, mais sei que se eu usar uma cor muito forte no meu layout vou enjoar kk , então, da sim pra um layout ser clean e ao mesmo tempo com personalidade, vejo muitos blogs iguais, minimalismo não e só preto e branco.
    adorei o layout do seu ♥ beijos

  3. Luciana Santos Reply

    Fiz curso de design e programação e estou desenvolvendo um blog para mim, ainda não está pronto. Como vc mencionou, a única coisa que não tenho curtido muito nessa onda “minimalista” é que em quase todo blog que entro, principalmente, os de moda, os layouts são preto e branco, e ficam meio iguais,rs.

  4. Adorei as dicas, acho que o lay do meu blog fica mais ou menos dentro dos padrões citados no post. A realidade é que ele já está lá há uns bons meses, até pensei em trocar, mas depois de uma enquete no blog descobri que os leitores gostam e não querem que eu troque hahah vou ter que aguentar mais um pouco com ele.
    lagrimasdediamante.com

  5. Pingback: Garotas Dizem » O guia definitivo sobre blogs - Links, freebies e utilidades

  6. Eu amo coisas papagaiadas e coloridas, mas reconheço que o melhor é mesmo tentar um layout um pouco mais clean. Às vezes menos é bem mais, meu último logo estava muito carregado, mil coisas. Agora estou tentando tirar algumas coisas desnecessárias e manter um padrão, mas é difícil rs Quem sabe começo um novo do zero, esse post foi bastante útil!!
    Estou amando o blog, beijos!

Write A Comment