A umas duas semanas, publiquei uma imagem lá na Indiretas de blogueira – se você é blogueira, não deixe de curtir a página. 😉 – perguntando quais as maiores dúvidas e dificuldades de vocês com relação ao blog. Choveram perguntas! Fiquei mega feliz com o interesse de vocês e resolvi responder de uma forma diferente. Em vídeo! 😮 rs

Comecei de forma simples, não respondendo diretamente a uma pergunta específica, mas batendo em pautas de algumas perguntas. Como SEO e a conquista de público. Escolhi três dicas fáceis! Fáceis de explicar, fáceis de entender e melhor ainda, fáceis de aplicar.

Espero que curtam essa nova fase dos vídeos e que deixem ainda mais questões pra serem respondidas.
P.S: Quem ainda tiver alguma dúvida pra mandar, ta aqui o link da imagem, é só deixar nos comentários. ♥
Organizar e

Como ainda to nova nessa coisa de vídeo, vim complementar o conteúdo escrevendo um pouquinho.

Otimizar suas categorias

Porque: Traçar um caminho simples pro seu leitor encontrar seu conteúdo, consequentemente, esse mesmo caminho será o que o google vai fazer pra te achar e quanto mais fácil e organizado, melhor né?

Não é bom marcar mais de uma categoria pra cada post, porque acaba dando vários caminhos pro google e isso ao invés de ajudar, atrapalha e muito. Quando criamos nossos blogs, geralmente não temos muita noção sobre isso e criamos dezenas de categorias e subcategorias, até mesmo de assuntos que nem falamos.

Pra resolver esse problema, é fácil. Analise quais as categorias realmente existem no seu blog, depois disso, se houver necessidade de especificar mais o assunto, defina de 3 a 5 subcategorias pra cada uma delas.

Sobre a ferramenta usada pra esse trabalho, não tem como encaixar um passo a passo aqui, então se vocês quiserem, faço um post – ou vídeo?- mostrando certinho como organizar e otimizar suas categorias.

Atualizar posts antigos

Porque: Sempre dá pra melhorar!

Eu falo no vídeo pra que vocês atualizem pelo menos os seus posts mais lidos. Porque? Porque eles podem ser uma porta de entrada pra novos leitores, já que de alguma forma eles permanecem sendo encontrados até hoje.

Se ele tem pelo menos 6 meses, pode ser que tenha alguma informação importante a ser inserida, um novo link do seu blog onde você quer levar seu leitor ou as imagens podem não estar de acordo com a qualidade que você te agora, enfim, os fatores são muitos. Fora que todo esse conteúdo pode ser divulgado novamente e ter uma visibilidade ainda melhor.

Atualizar perfis e descrições do blog e redes sociais

Porque: Pra passar a imagem que você realmente quer passar.

Se tem uma coisa que a gente sempre deixa pra depois é isso! As descrições normalmente ou não existem – acredite, são muitos os casos – ou estão mega desatualizadas. O problema é que sim, essa é uma página importante e que pode até mesmo servir como um currículo ou um cartão de visitas. Não deixe de aproveitar esse potencial, nós queremos conhecer você! ♥

Pra te ajudar nessa missão: A importância da página sobre no seu blog e redes sociais15 passos pra criar a página “sobre” perfeita pro seu blog. 

Eu espero que essas três diquinhas estejam legais pra começar. Vou trazendo mais dúvidas respondidas em breve, seja por aqui ou no canal.

Agora um pedido:
Quem puder, dê uma forcinha lá no canal! Sou novata e preciso muito do feedback de vocês. Aaah, se inscrevam também, juro que vou me esforçar. ♥ dicas blog grátis

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

28 Comments

  1. Amei esse post, me ajudou muito. Eu amo videos assim, pois aprender nunca é de mais, e quero deixar meu blog bem atualizado e ao mesmo tempo bem feito, então o vídeo me ajudou muitoo!

    Beijos.

  2. Não basta ser apaixonada pelo blog, tem que ser pelos vídeos tbm ❤️ Sou fã da calma que você passa nos vídeos e na dinamicidade deles. Tô voltando pra blogosfera e tentando aplicar essas dicas aos pouquinhos, mas tenho que confessar que bate aquela preguicinha básica de atualizar os posts, hahahaha. As vezes eu prefiro apagá-lo e refazer (se ele não tiver bem ranqueado, sem comentários ou poucas visualizações, claro).
    Amei as dicas, como sempre!

    Beijos,
    http://www.destemidagarota.com

  3. Tati! Ia deixar comentário no inbox, mas achei melhor por aqui que todo mundo pode ver.
    Adorei você no vídeo, acho que explica muito bem as dicas, passa uma segurança para quem está começando e mostra que realmente entende do assunto.
    Eu mesma preciso fazer isso de atualizar os post antigos, já as categorias eu vou deixar meio de lado porque tenho 500 posts! mas, uma coisa que faço e que ajuda é usar o Linkwithin, ele deixa sugestões de outros posts semelhantes com aquele que postei e as pessoas podem acessar mais conteúdo parecido.
    Tô amando seu trabalho!

    http://www.ziperchique.com.br/2016/07/dia-dos-pais-club-6-cassino-eudora.html

  4. Uau! Super dicas! Mesmo que a gente já tenha visto esses tópicos por aí, sempre é bom relembrar!
    E reciclar conteúdo, categorias, perfis 🙂
    Não sabia que não era bom colocar um mesmo post em mais de uma categoria. Tenho vários assim! Preciso rever isso já!
    Eu tenho um pouco (muita) dificuldade em delimitar categorias e adoraria se tu aprofundasse esse assunto.
    Pode continuar escrevendo sobre blogs e organização que eu vou continuar por aqui adorando 😉

  5. Amei o post, vou usar muito suas dicas! Achei seu blog maravilhoso e vou voltar mais vezes! Um beijo, continue com seu blog, fique com Deus!

  6. Adorei o post e o vídeo. Curti a page mas não achei onde seguir o blog. Em relação as categorias eu concordo, depois de alguns meses eu mudei as categorias mas foi porque eu comecei a expandir o blog.
    Vou seguir teu canal, gostei muito de você, super simpática. bjs
    http://www.pilateandosonhos.com

  7. Adorei as dicas, a dica das categorias eu já uso, mas confesso que tenho pecado muito na aba sobre do meu blog e das redes sociais, fico deixando pra depois e nunca atualizo. Mas agora arrumarei tudo, beijos!

  8. Luana Souza Reply

    a segunda dica é a mais usada por mim. Devo ter TOC porque toda hora eu vou nos posts antigos corrigir algumas coisas, editar… é meio que ideia fixa :p

    adorei o vídeo, chuchu! Parabéns ❤️

  9. Nunca pensei em atualizar posts antigos, parando para analisar, faz todo sentido fazer isso. Vou aderir essa dica, amei ❤️

  10. Adorei as dicas, realmente precisamos deixar sempre tudo atualizado, e ser organizado! As categorias são ótimas para separar e organizar melhor seu blog.

  11. O difícil desse tipo de post é voce ver o tanto de coisa que ainda precisa fazer no blog =(((
    Pego sempre essas dicas, mas preciso parar de procrastinar =(((

  12. Concordo com as 3dicas e embora já tenha pensado em atualizar talvez uma foto ou parte do texto de posts sentidos, acho q perderá a essência dos posts antigos do blog.. A firma como eu escrevia, editava, me expressava.. Enfim.. É bom as vezes comparar o antigo com o novo, com atual, comparar vc, seus pensamentos e escritas do passado com o atual.. E perceber o quão evoluiu.. Bjs ?

  13. Eu sempre estou tentando atualizar os posts antigos e otimizar as categorias! Mas tô muito em falta com as redes sociais, atualizo muito pouco! Adorei as dicas <3
    Abraço!

  14. Concordo muito com tudo o que disse, mas nunca tinha parado pra pensar em atualizar posts antigos. Essa é uma boa dica também, da pra além de acrescentar informações, arrumar algum erro gramatical que antes não havia notado. E atualizar o perfil, eu preciso! Só falta criatividade, haha.
    Menina, que layout maravilhoso!

  15. Eu adorei as dicas! Sou nova na blogsfera e é sempre bom ter um caminho pra seguir. Ajudaram muito! Parabéns!

  16. Débora F. Gessner Reply

    Já fiz a segunda de atualizar posts antigos e funcionou muito bem pra mim! A dica de sempre atualizar os perfis e tudo mais é super válida também, temos que manter todos nossos conteúdos em dia né 🙂

    Beijo,
    http://www.setevidasfelinas.com.br

  17. Adorei as dicas!
    Super concordo com a idéia de atualizar post antigos, sempre que posso faço isso. Mudo alguns pontos e troco as imagens!
    Gostei muito do seu blog, parabéns!
    Beijos!

  18. Amei as dicas, não tinha pensando em atualizar os posts antigos, mas você tem toda razão, é o que gera mais visibilidade.
    Não sei, se é legal divulga-los também, o que acha?

    http://www.cantinhob.com

    • É molezinha e pouca gente pensa nisso. Só faz crescer o tráfego orgânico. ♥

      Obrigada Victoria, fico muito feliz de ter dado essa luzinha..rs

  19. Oooie Tati. Eu simplesmente adorei seu blog e adorei essa postagem, bem como o mix de video e Post. ❤😍. Sou blogueiro desde 2010, mas há pouco tempo que realmente consegui definir qual seria meu foco principal. E como você mesma disse é uma coisas mais importantes e que todo mundo no início não sabe muito bem. Gostei das três dicas. Realmente fazem a diferença! Estou otimizando minhas categorias recentemente e excluindo as que eu não uso mais. Pra deixar mais fácil a visitação. A ideia de atualizar os Post antigos é uma que eu PRECISO adquirir. Porque eu não faço isso. E meu blog tem 1000 postagens 😨
    Enfim… Adorei. Sucesso!

    😍❤😍❤😍❤😍❤😍❤

    ACESSO PERMITIDO: 🌙
    http://www.acessopermitido.com

Write A Comment