Antes de começar, já vou dar a dica mais importante de todo esse processo. Nossas vidas são diferentes, nossas metas, planos e sonhos também, então não precisa seguir a risca nadinha do que to fazendo aqui, a ideia é compartilhar o que tem funcionado pra mim e dar dicas que tem me ajudado nesse processo.

Outra dica mega importante antes de você começar: Tire a bagunça da sua mesa de trabalho ou de onde quer que você esteja lendo esse post agora. JURO! Se não fizer agora, daqui a pouco vai sentir a necessidade de fazer, então, melhor fazer logo né?

Nem “comecei” o post e já falei pra caramba, mas é um post que vai render assunto, então espero que tenha tempo pra papear aqui comigo um pouquinho. 😉

A decisão de planejar foi tomada em junho, quando li este post da Alê, – sou MUITO fã ♥. A partir dali, cismei que tinha que fazer uma lista também, fiz, mas larguei em algum canto e nunca mais vi e assim, não fez a menor diferença. Então resolvi fazer disso um projetinho aqui no blog, pra me garantir que vou voltar a ler a lista de metas e trabalhar em cima dela o ano todo, compartilhando o que eu aprender, com vocês.

Passar os sonhos e metas pro papel

Fiz minha lista misturando duas “técnicas”. A de curto-médio-longo prazo, que aprendi no blog da Alê e a Roda da vida que a Ju Goes mostra no seu curso vida equilibrada. Vou fazer um resumo rápido mesmo de cada uma.

Na curto, médio e longo prazo, – que todo mundo deve conhecer! – você distribui pra:

  • Curto prazo as metas que você pode começar a realizar agora
  • Médio prazo as que demandam de um esforcinho extra 
  • Longo prazo as que precisam de tempo e/ou dinheiro e não dependem somente de você

Na roda da vida, separamos em 6 áreas:

Divertimento e recreação, Ambiente físico, Saúde física, Carreira, Desenvolvimento pessoal, Relacionamentos, Romance e Saúde financeira.

Daí preenchemos retratando como nos vemos hoje, neste momento e traçamos metas pra melhorar nosso “desempenho” em cada uma delas, equilibrando a roda numa próxima vez. Essa roda é muito usada por psicólogos e Coachs pra ajudar a pessoa a se encontrar, melhorar o que precisa pra ser feliz… roda-da-vida-vida-equilibrada

Usei a roda da vida pra fazer o balanço, onde me vejo hoje. Ela me ajudou a lembrar de metas que eu não colocaria na lista se não fizesse o exercício, pois como fazemos por partes, lembramos de mais coisas. Depois joguei tudo pra curto-médio-longo prazo, separando como falei ali em cima, catei a maioria das metas de curto prazo e algumas das metas de médio prazo ou até tendendo mais pro logo – como o carro – e tracei como sendo AS METAS pra 2016.  metas-planejamento-blog

Essa listinha foi o resumo do resumo da lista, tenho algumas outras, mas as centrais, estão ai. Feito isso, dividi cada meta em várias etapas a serem cumpridas, mas é etapinha por etapinha meeeesmo, cada detalhe, cada ideia, tudo que você imagina que possa ajudar a realizar esse sonho, entra na lista de tarefas.
Aqui no blog por exemplo, a meta é que ele cresça, tanto em números, quanto em engajamento. Então anotei várias tarefas pra cumprir no decorrer desse ano…

  • Postar no mínimo três vezes por semana
  • Terminar meu curso de planejamento de conteúdo
  • Agilizar e padronizar processos de criação
  • Otimizar o conteúdo antigo
  • Atualizar os posts mais acessados
  • Linkar posts internos e externos
  • Atualizar imagens de acordo com a identidade visual
  • Trocar layout
  • Divulgar mais

E por ai vai…
Claro que algumas dessas tarefas demandam de outros fatores além de ” por a mão na massa”, seja dinheiro ou até conhecimento mais específico mesmo, então chegou a hora de distribuir algumas dessas metas pro decorrer do ano.

Planner mensal 2016  planejamento-anual-metas

Baixei e imprimi o planner que a Camila disponibilizou, lá no Não me mande flores. Antes de começar a distribuir minhas metas nele, preenchi feriados importantes – afinal, muito conteúdo bacana pode ser produzido para datas especiais. Anotei também todos os aniversários de familiares e amigos, assim as datas que estiverem comprometidas – por ótimos motivos ♥ – já ficam ali guardadinhas, sem risco de serem esquecidas.
Depois disso, finalmente distribui todas essas tarefas no decorrer do ano. Por exemplo, quero muito lançar a loja em maio – porque sim! rs – e todo fim de mês quero estar com o planejamento do mês seguinte já “pronto”, então já anotei no planner, assim já fica o compromisso marcado, mesmo que tenha que ser modificado de última hora, sei que tenho que fazer. Também facilita MUITO o nosso próximo passo, o planejamento trimestral, que vamos falar no post de segunda que vem.

Fizemos então etapas muito muito muito importantes até então, listamos metas e sonhos, definimos as prioridades pra esse ano, pensamos em etapas que vão nos ajudar a bater essas metas e distribuímos tudo pro decorrer de 2016. Claro, nem tudo vai acontecer exatamente da forma que planejamos, não estamos jogando the sims né. rs
Mas assim fica beeem mais fácil traçar uma rota pra seguir até alcançar todos os sonhos, certo? Pra exemplificar ainda mais, a Lorenna entrou nessa comigo e também vi compartilhar tudo com você lá no blog dela.

Sei que o post ficou extenso, mas tenho um motivo: Tive muita dificuldade pra chegar a um “modelo” que funcionasse pra mim, mesmo as referências sendo maravilhosas – principalmente Alê Garattoni, Thais Godinho e Ju Goes – fica meio abstrato, porque são temas que não tem como generalizar. Então tentei fazer o mais explicado que consegui, quem sabe funcione bem pra mais alguém dessa forma, ou seja adaptado e melhorado?! 😉

Nos vemos tão logo pra falar mais sobre esse 2016 incrível que vamos fazer ♥

Beijo beijo e até :*

 

Author

Carioca, libriana e blogueira responsável pelo blog Tati Souza. Noiva do Thiago e mamãe do Fred #yorkshire. Amo praia, sol, natureza e não vivo sem esse contato. Moda, beleza e blogosfera são assuntos que adoro conversar, pra relaxar, praia, livros e reggae.

6 Comments

  1. Oi Tati, 2016 realmente promete! Você chegou a ver que eu voltei com o blog? Pois é… Também fiz um post sobre metas e objetivos. Só que diferente do seu, no caso.
    Adorei a forma como vc explicou aqui. Gostei muito do seu planejamento. E como uma boa Administradora que sou, realmente acredito que planejar faz toda diferença na vida! E fiquei muito curiosa para assistir esse curso da Ju Goes.
    Olha que coincidência, sou muito fã da Alê. Desde não sei quando (pq faz tempo) rs.
    Beijinhos

    • Promete MUITO! Espero que eu consiga fazer com que tudo se torne realidade. Eu vi agora, ainda não sabia, mas fiquei muito muito muito feliz com sua volta. E não desista não viu, esse ano promete pra você também ♥ Tenha fé e vamos por a mão na massa! 😀
      Ainda tem mais alguns posts de planejamento pela frente, enquanto isso eu to fazendo listas intermináveis e anotando muitas ideias, quero muito fazer acontecer e acredito que vou conseguir. ♥
      Alê é amoor, já aprendi tanto com ela. Fiz o workshop de Branding e ameeeei, quero fazer o outro módulo esse ano! Sobre o curso da Ju, curti bastante, as aulas de Yoga então.. *-*

      Super beijo Pinguinho, já falei e repito, adoro te ver por aqui !

  2. Tati amei o post, li umas três vezes p ter certeza de q não deixei passar nada, muita informação valiosa… Pra mim e muito difícil me planejar mas em 2016 essa e uma das barreiras a ser rompida, vou terminar esse ano um exemplo de planejamento e organização!
    E vc vai me ajudar nisso, vou fazer cada uma dessas dicas que você deu e me esforçar, chega de tempo perdido, foco na carreira e vamo que vamo!
    Beijo amiga, amei o post tu e demais!

    • AGORA! 2016 já está sendo incrível e com tanta disposição e força de vontade, vamos fazer um 2016 mais que incrível ♥

Write A Comment